Desconto à vista: entenda quanto dar e se é obrigatório

Como funciona o desconto à vista? Entenda neste guia

Todo cliente gosta de ganhar descontos e pagar preços menos baixos em suas compras.

Por isso, além de pesquisar os melhores preços dos produtos oferecidos na região, é comum que os consumidores peçam um preço especial quando o pagamento é realizado à vista.

Será que o estabelecimento realmente deve oferecer esse desconto? E caso ele seja oferecido, qual deve ser o limite? O desconto vale a pena para o comprador e, especialmente, para o lojista?

Essas e várias outras dúvidas foram respondidas neste post sobre descontos à vista. Continue sua leitura e entenda mais sobre tema!

O que diz a lei sobre o desconto à vista?

De acordo com a Lei N° 13.455/17, a variação dos preços dos produtos é permitida para métodos de pagamentos diferentes, mas não é obrigatória.

Dessa forma, fica a critério do lojista oferecer descontos ou não em seus produtos pagos à vista.

No entanto, há algumas regras que devem ser estabelecidas para que o desconto aconteça, visando o melhor negócio tanto para o lojista como para o consumidor.

Conforme o Artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, todo estabelecimento que oferecer desconto à vista deve disponibilizar essa informação a seus consumidores de maneira clara e objetiva.

Também é fundamental que o dado esteja escrito em língua portuguesa e esteja em um espaço que possa ser visível a todos.

Ainda na mesma Seção, o Artigo 30 menciona que, uma vez disponibilizada a informação, o lojista é obrigado a oferecer o desconto informado ao cliente.

Ou seja, se há um cartaz na sua loja informando que pagamentos à vista oferecem 15% de desconto, esse exato valor precisa ser aplicado na compra do cliente.

Não importa se foi um erro de escrita e o objetivo era, na verdade, oferecer somente 5%: seus consumidores terão o direito de exigir o desconto informado.

Além disso, em caso de descumprimento de qualquer um dos artigos previstos, o estabelecimento fica passível de multa.

Homem aponta para ícones ilustrados de porcentagens.

Leia também: Reserva de emergência: o que é e como calcular

Por que oferecer desconto à vista aos clientes?

Agora que já entendemos que o desconto à vista não é obrigatório aos clientes, cabe aqui a reflexão do porquê oferecê-lo aos clientes, visto que o estabelecimento não tem nada a ganhar com isso, certo? Errado!

Para entender, é preciso retomar alguns conceitos básicos de marketing. Mais especificamente, a lei da oferta e da demanda.

Criada por Adam Smith, um famoso filósofo e economista britânico, a lei declara que, quanto menor o preço de determinado produto, maior será a quantidade de pessoas dispostas a comprá-lo.

É claro que dentro da teoria há muitos detalhes que podem ser discutidos, mas todo empreendedor sabe (e concorda) que descontos e promoções são extremamente convidativos, não é mesmo?

A notícia de uma queima de estoque, por exemplo, pode atrair potenciais clientes!

E quanto maior a quantidade de pessoas comprando em sua loja, maiores serão os lucros obtidos.

Outra vantagem de oferecer o desconto à vista é a redução de clientes inadimplentes (que não pagam as compras que fizeram), uma vez que o pagamento é totalmente recebido na hora da venda.

A diminuição das taxas de maquininhas de cartões também é um benefício, uma vez que elas que aumentam conforme o número de parcelas. Além disso, o pagamento à vista permite um controle de vendas maior e um cálculo fácil do saldo de caixa.

E aí, essas vantagens parecem interessantes para você?

Se sim, procure flexibilizar o seu negócio e oferecer desconto à vista! Além de todos esses benefícios, isso deixará os seus clientes contentes, aumentando possíveis fidelizações (pessoas que voltam à sua loja para comprar novamente).

Leia também: Como calcular meta de vendas em 7 passos simples

Como ofertar o desconto à vista?

Assim como toda estratégia realizada em empreendimentos, sejam eles pequenos ou grandes, a decisão de ofertar descontos à vista deve vir acompanhada de um planejamento detalhado para não causar prejuízos ao negócio.

Afinal, o propósito deles é exatamente o oposto: elevar ainda mais sua receita!

A melhor forma de realizar as contas necessárias para entender se seu negócio não será prejudicado pelos descontos é por meio da margem de contribuição – um cálculo que define o valor ganho com cada venda depois do débito de impostos, custo de fabricação do produto, comissões dos vendedores e outras despesas fixas.

Homem com camisa branca escreve em um vidro ilustrado com sinais de porcentagem.

Já dedicamos um post completo aqui no blog para explicar a margem de contribuição, mas, basicamente, a conta para chegar nela é a seguinte:

Margem de contribuição = Receita das Vendas – (Custos e Despesas Variáveis)

Ou seja, a margem de contribuição é o valor que resta depois de retirar todos os custos e despesas que a venda gerou. O desconto oferecido também deve ser removido desse montante.

Consequentemente, a quantidade de vendas terá que ser maior para não deixar sua loja no prejuízo.

Assim, apesar de parecer um pouco óbvio, recomendamos que os descontos oferecidos no pagamento à vista não sejam tão altos, ficando por volta de 5% a 15% sobre o valor real do produto.

Caso contrário, seu lucro pode ter uma queda considerável e até os seus clientes podem ser prejudicados.

Isso porque, caso o desconto extrapole essas porcentagens, os consumidores que preferem um pagamento parcelado podem se sentir frustrados com a desvalorização acentuada do seu método habitual de pagamento – e isso pode ser um bom motivo para que eles procurem o mesmo produto em uma loja diferente.

Na hora da venda, o ideal é orientar toda a equipe a conversar com os clientes de forma humanizada para ressaltar os benefícios de fazer o pagamento à vista, como não ter preocupação com as parcelas futuras.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender um pouco mais sobre o desconto à vista e se ele é vantajoso ou não para seu negócio.

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos você novamente aqui no blog acompanhando nossos conteúdos sobre empreendedorismo e negócios. Até a próxima!

3.3/5 - (3 votes)

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais