4 dicas para campanha de lançamento de marca

Realizar a campanha de lançamento de marca é o start dos negócios. É a oportunidade de mostrar as vantagens competitivas que sua empresa possui e evidenciar o potencial de mudar a vida das pessoas.

Para ser um sucesso, veja como fazer uma campanha de lançamento com a gente, confira!

1. Desenvolva a identidade da marca

Desenvolva a identidade da marca com a ajuda de um designer gráfico. O profissional é responsável por alinhar o pensamento abstrato da empresa em algo concreto.

A título de exemplo, ao montar uma loja de roupas infantis é preciso representar o universo lúdico da criança, portanto a paleta de cores é alegre, exemplo:

  • Amarelo: referência ao Sol;
  • Verde: remeter às árvores e natureza;
  • Azul: lembrar o céu, rios e mares.

Quais itens são identidade da marca?

Logo, a fonte, cor, padrão, texturas, aroma, sabor, som, linguagem, slogans (uma frase de efeito, geralmente relacionada à missão) e taglines (é uma frase curta, de fácil memorização e impactante, como “Abra a felicidade” – Coca Cola).

Esses são os principais elementos que compõem uma identidade da marca.

São responsáveis por estabelecer uma representação visual e tátil do que é a marca. Inclusive, essas diretrizes são a base para desenvolver cartões de visita, uniformes, sinalizações, perfis em redes sociais que, a propósito, é o próximo passo: entrar na internet com um perfil comercial.

representação digital de um tablet aberto em uma página de marketing

2. Cadastre-se na internet

Estar presente na internet torna a marca relevante e abre oportunidades para conquistar novos públicos e fidelizar potenciais clientes. É uma estratégia para aumentar a visibilidade da marca (que requer baixo investimento inicial) e fica disponível 24h por dia ao cliente.

Aqui, as possibilidades são infinitas… você pode fazer enquetes no Instagram, vender pelo WhatsApp, e por aí vai. Veja onde se cadastrar na internet:

Google

Estar no Google é pré-requisito para passar credibilidade aos consumidores. Os internautas pesquisam para saber a localização da empresa, telefone de contato, conhecer os produtos no e-commerce e ler as avaliações dos outros clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Hubspot (uma agência de marketing dos EUA), as pessoas confiam mais no Google que em familiares próximos.

Não é à toa que cadastrar a empresa nesse buscador é um dos primeiros passos. Aproveite que há ferramentas de gerenciamento próprias, como Google Meu Negócio.

grupo de pessoas reunidos para realizarem um projeto

Redes sociais

A rede social é a ponte entre a marca e o público, você precisa fazer parte dela. Em uma estratégia de lançamento é necessário selecionar a rede social que faz sentido com seu público.

Por exemplo, para lojas de roupas, uma boa opção são o Instagram, Tik Tok e Facebook. Já as assessorias de contratação se dão bem no LinkedIn.

Essa diferenciação das redes são previamente mapeadas na análise de mercado. Afinal, é nessa etapa que identificamos a localização do público na internet.

Como aproveitar as redes sociais para lançamento de marca?

As redes sociais influenciam nas vendas, divulgação da marca e construção de autoridade, isto é, mostram ao público que você é especialista no assunto e busca ajudar as outras pessoas divulgando conhecimento.

Por conta disso, as estratégias de lançamento são atreladas a elas. Veja como aproveitar cada uma delas:

  • Facebook: criar eventos, divulgar fotos e vídeos dos produtos;
  • Instagram: live do evento inaugural, reels sobre os produtos, dicas de como usar, fazer enquetes no story, etc.

Essas duas plataformas são as mais conhecidas, mas não se limite. Pesquise no Google outros aplicativos que fazem sentido com a empresa e participe ativamente das mídias.

3. Divulgue aos poucos para despertar curiosidade

Depois de cadastrar nas redes sociais é hora de começar a divulgação. Siga as diretrizes de paleta de cores, fontes (tipografia) e linguagem pré-estabelecidas na identidade da marca. Veja o passo a passo:

1°passo

Estabeleça uma forma de organização para acompanhar e alimentar dados, pode ser em documentos na internet, agendas físicas, quadros de planejamento, etc. O importante é que você mantenha as informações atualizadas sempre.

A nossa sugestão é criar uma planilha de planejamento com a seguinte configuração: formato (post, story, reels) / data e hora de divulgação/ imagem ou vídeo/ legenda.

2° passo

Depois da estrutura da planilha completa, alimente com os dados necessários.

Na coluna de imagem ou vídeo, descreva com riqueza de detalhes como você deseja essa publicação. Exemplo para imagem: foto de criança feliz vestida com uma roupa de mergulho, com chamada “Preparadas para o que vem por aí?!”.

Contrate uma agência de marketing para realizar a produção de imagens ou faça você mesma em aplicativos na internet – a plataforma Canva é uma das mais comuns e intuitivas.

3° passo

Determine as datas até o lançamento da marca e use a estratégia das etapas do funil para que seja um sucesso. As etapas do funil consistem em:

  • Topo: começar com publicações informativas, o famoso marketing de conteúdo;
  • Meio: postagens mostrando a utilização do produto para despertar interesse do público em adquirir;
  • Fundo: publicações apresentando a marca definitivamente, a fim de direcionar à venda.

Faça essa estratégia para instigar a curiosidade do público, porém não demore para apresentar, pois os internautas podem perder o interesse ou esquecer o que aconteceu. Encontre o equilíbrio entre mistério e engajamento.

grupo de pessoas sentados em uma biblioteca com expressões alegres

4. Faça um evento inaugural

A inauguração é uma estratégia eficaz para expandir a marca, afinal de contas, quem vai à festa posta fotos em redes sociais e marca a empresa, assim, os seguidores ficam curiosos e acessam o perfil da loja para conhecer mais.

Dicas para promover um evento inaugural:

  1. Escolha uma data favorável ao público (quando as potenciais clientes podem comparecer?);
  2. Convide os amigos e potenciais clientes para a festa;
  3. Contrate influencers, buffets de coquetéis e animadores, se necessário;
  4. Apresente a marca e a nova coleção.

Use o evento para divulgar a marca. Incentive os amigos a postarem fotos usando uma hashtag personalizada e a fazer vídeos dos produtos. Afinal, a opinião de consumidores reais atrai ainda mais olhares.

Além disso, use a inauguração para realizar cadastro eficiente de clientes. Crie um grupo para mandar um cupom de desconto especial para quem participou da festa, por exemplo.

É uma forma de trazer as clientes para próximo da marca e se sentirem exclusivas.

grupo de 4 pessoas se abraçando e sorrindo para a foto

Continue acompanhando o blog Amor por Empreender para conhecer mais estratégias de marketing eficazes! Nós nos preocupamos com quem gerencia os negócios, veja 10 habilidades do comportamento empreendedor que você precisa conhecer.

E caso queira ter todo o suporte necessário para lançar a sua loja de roupas no mercado, Empreenda com a Brandili! Além da possibilidade de abrir uma loja especializada da marca, você pode revender as peças.

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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