Comissão de vendas: o que é, por que investir e critérios

A comissão de vendas é uma bonificação feita pelas empresas aos funcionários com o intuito de aumentar a performance – e funciona, os colaboradores ficam motivados e trabalham com objetivo. Aqui, nós iremos ensinar os principais pontos sobre comissão de vendas. Boa leitura!

vendedora de vestido amarelo recebendo um cliente na loja

Por que adotar a comissão de vendas?

A comissão representa um valor monetário sobre cada produto ou serviço vendido, sendo uma parte variável do salário. É uma recompensa pelos esforços, por isso, os colaboradores ficam satisfeitos com cada venda e fazem o possível para fechar um negócio. Afinal, cada venda importa no final do mês e, consequentemente, nos gastos pessoais de cada um.

vendedora e cliente em uma loja de bijuterias

Como calcular comissão: aprenda com 5 critérios

O cálculo para comissão de vendas precisa de alguns critérios, entre eles estão: a porcentagem, os critérios para conquistar, o tipo de comissão, a forma de pagamento e análise de resultados. Com isso em mente, leia abaixo os principais critérios para cálculo de vendas.

vendedor atendendo cliente no caixa

1. Determine a porcentagem

Essa porcentagem é incluída no markup dos produtos, juntamente com os custos fixos. E para calcular, preste atenção aos seguintes pontos:

vendedora entregando em mãos às compras da cliente
  1. O valor precisa ser atrativo aos olhos dos colaboradores;
  2. Não pode ser muito alto (custos altos aumentam o preço do produto e fica difícil concorrer no mercado);
  3. Avalie o formato de porcentagem dos lojistas próximos para equiparar ou melhorar.

2. Defina critérios para receber a comissão

A definição de critérios é esclarecida durante a contratação do colaborador ou implantação da estratégia. Assim, ele fica ciente do quanto é necessário se esforçar para conquistar a recompensa. Então:

  • É preciso bater uma meta?
  • Em caso de devolução, a comissão permanece?
  • O cliente fez a compra mas enrola para pagar, quem vendeu recebe comissão?
  • O colaborador recebe a cada venda ou em montante ao fechar o mês?

Vale a pena levar em consideração cada situação. Por exemplo, o vendedor não tem culpa se o cliente não efetua o pagamento na data correta, afinal, ele fez a venda.

Por isso, veja qual a melhor maneira de proceder em sua empresa e deixe esses critérios esclarecidos, tanto para os vendedores quanto para o departamento financeiro.

3. Determine o tipo de comissão

Esse critério de comissão é definido através da visão de análises de custos, somada com uma projeção de vendas e, com a retenção dos bons vendedores. Assim, é possível encontrar o melhor para os funcionários e empresa, criando um ambiente motivado na medida certa. Há 4 estratégias e todas elas apresentam prós e contras. Entre elas:

Comissão individual

A comissão individual leva em consideração a quantidade de vendas realizadas por ele, em um período pré-determinado.

  • Vantagem: cada um é recompensado pelo próprio esforço, é uma estratégia de retenção de talentos;
  • Desvantagem: cria um ambiente competitivo entre os funcionários.

Comissão em equipe

A comissão em equipe considera a quantidade de vendas realizada por todos os membros do departamento, ou seja, uma somatória geral da empresa.

  • Vantagem: todos trabalham visando o mesmo objetivo, é mais seguro;
  • Desvantagem: um se esforça menos que os outros e recebe a mesma quantia.

Comissão escalonada

A comissão escalonada faz a recompensa por metas atingidas. Por exemplo, atingir 20.000 em vendas recebe 2% e 30.000 de vendas recebe 3%, e assim por diante.

  • Vantagem: colaboradores trabalharão para atingir a maior meta;
  • Desvantagem: às vezes não atingem a meta seguinte por valores ínfimos e se frustram.

Comissão recorrente

É a comissão utilizada para contratação de serviços por assinatura, ou seja, quando o cliente contrata a empresa por alguns meses e o colaborador recebe uma porcentagem todos os meses.

  • Vantagem: segurança financeira por longos períodos;
  • Desvantagem: as comissões variam muito, pois a sazonalidade influencia no entra e sai decliente todos os meses.

Independente da estratégia escolhida, as desvantagens possuem meios de serem contornadas. Para exemplificar, em comissões individuais, faça a separação de clientes varejo e atacado e determine uma comissão compatível, assim evita a competição.

Já para a desvantagem em equipe, recrute pessoas que tenham o mesmo estilo de vendas, forneça cursos aos menos performáticos, ou seja, encontre meios de equilibrar a equipe.

4. Faça o pagamento

Nessa etapa, é importantíssimo que o gerenciamento de vendas durante o período tenha ocorrido sem erro. Assim, todos conseguem receber a quantia certa e no dia acordado.

Valor da comissão = total de vendas (individual ou em equipe) x porcentagem da comissão

Em números fica assim: 30.000 x 0,03 = R$900.

R$900 é o valor que será acrescentado ao salário. Este é um exemplo clássico de cálculo de comissão de vendas, e veja, é uma etapa tranquila de realizar, desde que todos os dados de vendas sejam documentados durante o período, só assim facilita o processo de pagamento.

5. Faça o balanço

Fazer o balanço é colocar na ponta do lápis, ou em planilhas no computador, se a implantação da comissão de vendas deu resultado positivo, tanto para o volume de vendas quanto para os custos da empresa. Para isso, analise a quantidade de vendas do período anterior e compare com o atual.

Além disso, converse com os colaboradores para coletar feedbacks (é útil a comissão? Tem impacto na vida pessoal? Entre outras perguntas). Depois de coletar todos esses dados, veja se a estratégia precisa de ajustes no valor da porcentagem, se os colaboradores se sentem valorizados e fazem as adequações necessárias.

Gostou das dicas para a comissão de vendas? Elas vão nortear o gerenciamento e, assim, prosperar a sua empresa. Continue acompanhando o blog pois sempre temos conteúdos repletos de informações para você.

Aprofunde os conhecimentos lendo os seguintes post:

Curva ABC: entenda o que é e como aplicar

Regime de competência: como fazer de forma simples

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais