11 negócios lucrativos para abrir em cidade pequena

Para algumas pessoas, o sonho de ter o próprio negócio só pode ser realizado em grandes centros urbanos, devido ao maior número de possibilidades e oportunidades para colocar a ideia fora do papel. Porém, existem diversos nichos que podem, sim, dar certo até mesmo em cidades pequenas.

Além de ter uma grande capacidade de captar e fidelizar novos clientes, abrir uma loja ou qualquer outro tipo de comércio em cidades menores pode trazer benefícios como baixo preço no aluguel de salas comerciais ou pontos de venda, matérias-primas e produtos mais baratos, entre outros.

Mas, afinal, o que vender em cidade pequena? Para te ajudar, preparamos o conteúdo de hoje com 11 tipos de negócios lucrativos para se inspirar e começar a empreender onde você mora. Continue a leitura e confira o post completo!

1. Loja de roupa infantil

No Brasil, o mercado infantil é enorme e oferece uma grande oportunidade para aqueles que querem iniciar o seu próprio negócio. Para ter mais chances de sucesso, a dica é se segmentar no nicho, oferecendo peças exclusivas que muitas vezes não são encontradas com facilidade. Sem dúvidas, essas peças são um dos melhores produtos para revender e valem à pena o investimento!

Mulher com menina no colo olhando roupas em loja

A Brandili é uma marca de moda infantil que existe há mais de 55 anos e oferece produtos de altíssima qualidade, com peças estampadas e coloridas que podem ser vendidas facilmente em cidades pequenas. A marca oferece campanhas, materiais de PDV, suporte para mídias sociais, compras online, suporte, atendimento exclusivo e muito mais.

Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o assunto? É simples, basta acessar o link Venda Brandili para conferir mais informações. Acesse!

2. Papelaria

Abrir uma papelaria te dá a chance de atender diferentes tipos de públicos e uma grande variedade de produtos, sendo uma ótima opção do que vender em cidades pequenas. Você pode ofertar desde materiais escolares para diferentes idades, acessórios para escritório, entre outros.

Você também pode ofertar serviços como xerox, acesso à internet, produção de currículos e encadernações, aumentando a possibilidade de conseguir se estabelecer em um mercado e aumentar a popularização entre os seus clientes. O mais importante é que você comece. Assim como mostra em muitos livros sobre empreendedorismo, o primeiro passo é o mais importante para o sucesso.

3. Mercearia

Comprar coisas de casa é algo bem comum no cotidiano de muitas pessoas. Por isso, ter uma mercearia ou mercadinho por perto é sempre ótimo. Principalmente em cidades pequenas, grandes franquias de mercado muitas vezes não contam com unidades próximas a todos os bairros.

Esse é um tipo de comércio que trabalha com produtos necessários para o cotidiano das pessoas, como alimentos, acessórios para higiene, frutas, legumes, carnes e refrigerantes. Oferecendo um bom atendimento ao cliente, você pode fazer com que os moradores próximos da mercearia passem a comprar de você para ter que se locomover em grandes distâncias para ir a um supermercado.

4. Petshop

Se você gosta de animais, esse modelo de negócio pode ser uma opção rentável para quem busca o que vender em cidades pequenas. Montar um petshop é indicado para pessoas que possuem um poder de investimento um pouco maior, mas que pode lhe dar grandes chances de ter um negócio lucrativo.

Cachorro corgi com mulher no fundo

A principal dica para montar um petshop é fazer uma pesquisa de mercado, localizando pontos onde possuem menos concorrências. Assim, você terá uma demanda maior para oferecer banho, tosamento e medicamentos para cachorros, gatos, aves e outros animais.

5. Pizzaria

Quem não gosta de comer uma boa pizza, não é mesmo? Nas grandes cidades, esse modelo de negócio é altamente competitivo, onde em um bairro se encontram 4, 5, 6 ou até mais pizzarias na mesma quadra. Porém, em cidades pequenas, esse não é um problema, sendo uma excelente oportunidade de empreender.

Um dos principais pontos positivos em abrir uma pizzaria é que você não precisa ter um ponto para receber clientes, podendo oferecer as pizzas apenas por delivery, sem ter custos adicionais pagando garçons e uma sala com aluguel maior.

6. Farmácia

Assim como a mercearia, as farmácias ocupam um lugar importante no local que se situam, onde oferecem insumos de necessidade básica para as pessoas, entender o mercado e escolher o ponto ideal faz toda a diferença nesse tipo de negócio.

Nas capitais, é visível a presença de grandes empresas farmacêuticas que já ocuparam o seu lugar no mercado, enquanto nas pequenas a realidade é bem diferente, onde bairros sem concorrência te dão a possibilidade de alcançar potenciais clientes e ter bons retornos financeiros.

7. Barbearia

As barbearias continuam sendo uma ótima opção de negócio para quem busca ter lucro em cidades menores. Ofereça serviços únicos para fidelizar clientes, ter um bar, venda de cosméticos, uma mesa de bilhar e vídeo games irão te destacar da concorrência, que provavelmente é bem menor quando comparado às grandes cidades.

O mercado de beleza masculina está cada vez mais lucrativo. Por esse motivo, vale muito a pena investir em barbearias, principalmente se você tiver habilidades na área.

8. Bares e restaurantes

Negócios que oferecem bebidas e alimentos sempre podem ser ótima ideia, mesmo que haja a existência de concorrentes na região que você escolher, não significa que não haja espaço para você. A sugestão é levar em consideração o Customer Experience (CX), que são as impressões dos consumidores e fazer um ambiente que atenda as suas necessidades.

Três amigos com roupa executiva brindando em bar

Um bom bar ou restaurante precisa ter um ambiente acolhedor, com um atendimento diferenciado e um bom cardápio de alimentos e bebidas para oferecer. Inclusive, você pode escolher abrir uma filial de algum restaurante que já tem um nome bem estabelecido. Isso é uma boa estratégia de mercado e vem sendo utilizada cada vez mais.

9. Food Truck

Uma modalidade de negócio que tem crescido a cada dia são os Food Trucks, que nada mais são do que veículos que transportam e vendem comidas de diferentes tipos: lanches, churros, salgados fritos, entre outros.

O principal benefício desse modelo é que você não vai precisar ter custos com aluguel, afinal, o seu restaurante estará dentro do carro. Outro é que você poderá se locomover por diferentes pontos da cidade que tenha mais movimento para poder vender os seus produtos.

15 perguntas mais frequentes sobre empreendedorismo

10. Salão de beleza

Os salões de beleza que contam com serviços variados como manicure, pedicure e corte de cabelo são sempre procurados pelo público. De maneira, boa parte das pessoas vai precisar cortar o cabelo ou utilizar algum dos serviços que mencionamos.

Se você tem interesse e habilidades na área, é uma ótima aposta para quem busca o que vender em cidade pequena. É um tipo de negócio que pode ter alta procura e proporciona a fidelização do cliente, fazendo com que ele volte outras vezes quando fica satisfeito com o trabalho.

Para deixar os consumidores fiéis à sua loja, existem diversas estratégias que podem ser adotadas. Dar mimos aos clientes é uma delas, acesse o post e confira nossas dicas!

11. Doceria

Você possui dotes culinários voltados para doces? Abrir uma doceria em cidade pequena pode ser uma ótima alternativa, é possível existirem poucas empresas para concorrer na cidade, te dando mais chances de conseguir se estabelecer e ter um bom retorno lucrativo.

Você pode oferecer desde bolos, cookies, brownies, palha italiana e muitos outros. São várias opções para escolher!

Um ponto positivo em abrir uma doceria é que você não precisa ter um espaço muito grande e nem uma cozinha, já que os doces podem ser feitos na sua casa e levados até a loja para vender.


Esperamos que tenha escolhido o que vender em cidade pequena com as dicas que mostramos no post de hoje. Continue navegando em nosso blog e conheça outros posts sobre empreendedorismo, gestão empresarial, marketing, vendas e muito mais.

Caso tenha interesse, confira o nosso conteúdo sobre intraempreendedorismo e saiba o conceito desse termo, os tipos diferentes e como aplicar no seu negócio. Confira!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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