Filial – conheça os prós e contras e como abrir uma filial

Conheça as vantagens e desvantagens de abrir uma filial + dicas

Abrir uma filial significa que os negócios estão indo bem, já que é a comprovação de que a empresa é popular e pode ser expandida. É uma ótima oportunidade de negócios, visto que é bem mais fácil investir nesse tipo de negócio do que abrir uma loja do zero.

Afinal de contas, a gestão já está pré-estabelecida, o marketing estruturado, a empresa já conhece o público e a experiência de mercado auxilia na tomada de decisões.

Com isso em mente, veja como abrir uma filial e expandir os negócios!

Diferença entre filial e franquia

Filial é um estabelecimento comercial que responde à matriz, ou seja, é uma extensão da loja principal. A franquia, por outro lado, utiliza o mesmo marketing, produtos e markup (diferença entre o preço de venda e o preço de custo), mas é independente.

Vantagens de abrir uma filial

Abrir uma filial é uma concretização de sonho, pois simboliza que o mercado e o público aceitaram a sua empresa como um todo (produtos, atendimento, conceito etc.) a ponto de possibilitar a criação da mesma loja em outro ponto.

Caso você esteja em dúvida quanto à modalidade de negócios, veja as vantagens:

1. Facilidade logística

A abertura em posições diferentes facilita o serviço de entrega. Por exemplo, a sua empresa fica na região Sul, mas vende muito para o Nordeste, é uma ótima opção abrir uma filial em um dos estados mais próximos a fim de reduzir os custos com frete.

Nessa situação, a proximidade com os consumidores faz total diferença na quantidade de vendas. Por isso, encontre onde está a maior concentração dos seus clientes e analise a possibilidade de estar mais perto.

entregador entregando uma caixa para o destinatário

2. Melhor gerenciamento da marca

A filial permite um gerenciamento maior da marca porque ela responde à matriz. É mais fácil controlar a identidade visual, o conceito da marca e campanhas de marketing.

Aliás, é uma ótima ideia integrar as filiais em prol de um objetivo. Por exemplo, todas as lojas podem participar de campanhas de prevenção e conscientização de temáticas de saúde pública, como:

– Agosto Dourado: amamentação;

– Setembro Amarelo: suicídio;

– Outubro Rosa: câncer de mama.

Além de, claro, participar de outras campanhas sazonais do comércio, como Páscoa, Black Friday, Dias das Crianças, Natal e Réveillon. Assim, todo evento organizado pela empresa terá um impacto e/ou resultado bem mais expressivo!

3. Padronização da gestão

Já percebeu que as lojas de uma mesma marca sempre funcionam da mesma maneira? Do norte ao sul, não importa – elas têm uma base para seguir, o que envolve o layout do espaço, os subdepartamentos, o posicionamento dos caixas, a hierarquia dos colaboradores, as formas de pagamento e até o cadastro de clientes.

Essa padronização da gestão é excelente para os consumidores porque eles já sabem o que podem encontrar na loja e como ela funciona. Aliás, também é uma forma excelente de padronizar as métricas e ter uma visão sistêmica do mercado.

4. Melhor controle de resultados

Já que as filiais seguem o mesmo sistema e formato de avaliação, as métricas são e avaliadas de forma igual.

Sendo assim, é possível identificar possíveis falhas de implantação, estipular metas, bonificar cada filial e comparar o rendimento individual.

reunião entre três homens onde eles estão com um gráfico na mão e a calculador na outra

+ Fornecedores: como escolher e gerir dentro do seu negócio?

Desvantagens de abrir uma filial

O mundo do empreendedorismo sempre apresenta os dois lados da moeda: as desvantagens, que carinhosamente chamamos de desafios, incluem:

1. Alto investimento

Investir em uma filial é caro. Isso se deve ao fato da necessidade de capital inicial para giro de estoque, pagamento de taxas de documentações e equipes de instalações.

Além disso, é preciso uma reserva financeira para contratação de colaboradores, produtos e campanhas de inauguração.

2. Aumento dos custos mensais

Os custos mensais aumentam, visto que a matriz provavelmente terá mais custos de imóvel, fornecedores, água, energia, folha de pagamento etc. – todos relacionados com a expansão dos negócios.

Por isso, é fundamental ter uma reserva financeira, pois o retorno do investimento acontecerá gradativamente.

3. Problemas de integração

Uma falha de comunicação entre a matriz e a filial pode desencadear em inúmeras consequências, e quem sente isso são os consumidores e colaboradores da empresa.

Por isso, é fundamental investir na contratação de equipes que estejam engajadas com a missão, visão e valores da marca. Só assim é possível que todos caminhem juntos.

+ Empreendedorismo: o que é, tipos e tudo sobre

Como abrir uma filial – 4 dicas que vão ajudar!

O momento mais aguardado chegou – vamos abrir uma filial? A lista abaixo pode nortear os seus passos até a inauguração, veja:

1. Calcule e reserve o investimento

É preciso fazer uma reserva para o investimento com antecedência. Isso já pode ser incluído como um dos elementos do markup.

2. Estude o mercado

Segundo Philip Kotler, conhecido como o guru do Marketing, existem 8 P’s para considerar ao abrir uma empresa: preço, praça, promoção, produto, performance, processos, posicionamento e pessoas.

Todos esses pontos precisam ser investigados em uma análise de mercado. Apenas com esses dados é possível estabelecer o melhor lugar para abrir uma filial e prospectar o retorno de investimento.

representação digital do crescimento de um comércio

3. Estabeleça o modelo de gestão

Estabeleça o funcionamento da empresa com o máximo de detalhes possível – é como criar um manual completo de como gerenciar cada departamento interno da loja e ensinar como lidar com o consumidor.

As diretrizes devem conter dados detalhados sobre produtos, logística, jurídico, financeiro (padronização de valores, lucro, investimento), entre outros temas.

Além, claro, de direcionar como a marca é em questões de identidade visual, persona, público, embalagem etc.

Detalhe também os pontos que o departamento de RH precisa considerar ao contratar equipes e estabelecer a função de cada colaborador.

Descreva os benefícios oferecidos pela empresa e como proceder com o endomarketing. Além do mais, é válido apontar como posicionar o layout da loja físico, caso se trate de uma.

4. Mantenha a documentação atualizada

Por último, mas não menos importante do que os passos anteriores, temos a documentação. Nesse momento, é fundamental que você tenha cópias de contratos, documentos com reconhecimento de firma e comprovantes de pagamento.

Estar com a empresa regulamentada facilita o processo de abertura de filiais! Confira alguns documentos diferentes que a Junta Comercial exige para esse processo:

– Requerimento de arquivamento;

– Contrato social;

– Ficha de Cadastro Nacional (FCN);

– Comprovantes de pagamentos de registros.

Quanto tempo demora para abrir uma filial?

Segundo o Ministério da Economia, o tempo médio para liberação da documentação é entre 24h a 4 dias. Porém, também é preciso considerar o tempo de preparação dos papéis, estudo de mercado, instalação, contratação de equipe etc.

Concluindo, aproximadamente 6 meses.

Como funciona o CNPJ de filiais?

O CNPJ das filiais mantém a numeração inicial (também chamada de raiz) e altera apenas os números depois da barra. Veja um exemplo fictício:

Matriz: 12.345.678/0001-00

Filial: 12.345.678/0002-00

O famoso “mil ao contrário” representa o primeiro estabelecimento. Logo, o número aumenta consecutivamente conforme a abertura de filiais.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog Amor por Empreender e veja como é possível expandir os negócios!

Aproveite para se informar ainda mais, leia sobre:

Controle de vendas: um guia completo

Indicadores de sucesso: o que são e os 6 principais

Vitrine festa junina: 6 dicas para decorar a sua loja

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais