A pesquisa de mercado é um processo fundamental para a abertura de qualquer empresa. Sem uma pesquisa de mercado, fica muito difícil entender o ambiente mercadológico em que você está entrando.
Uma pesquisa de mercado bem feita pode fornecer uma visão sistêmica do seu negócio, ajudando a compreender como os seus objetivos e estratégias podem ser transformados em metas e oportunidades de crescimento.
No conteúdo que preparei sobre o tema, você vai saber com detalhes o que é a pesquisa de mercado, como fazer uma, a importância e os tipos de pesquisa. Aproveite!
O que é uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado serve para entender a realidade do nicho onde você está entrando, quais são as principais características dos seus concorrentes e como os clientes interagem ao consumir os produtos da sua área de atuação.
Resumidamente, a pesquisa de mercado começa com a coleta de dados e informações que podem ajudar a sua empresa a entender o nicho onde está entrando para tomar decisões com maior assertividade — seja na elaboração do seu plano de negócio ou na criação de novas estratégias e ações de vendas.
Além disso, você também pode obter informações sobre o funcionamento da própria empresa, fazendo uma pesquisa de mercado interna.
Como fazer uma pesquisa de mercado? Passo a passo completo!
A pesquisa de mercado pode ser feita de diversas maneiras. Algumas abordagens são feitas por meio de questionários que, conforme as perguntas elaboradas, trarão resultados específicos. Enfim… sem dúvidas, essa é uma medida necessária que pode te ajudar a aumentar as vendas.
Ela pode ser realizada por meio da coleta de dados primários, coletados diretamente com o público-alvo — mediante entrevistas presenciais, enviadas por e-mail ou mensagens de pós-vendas ou de apresentação — ou também pela análise de dados secundários, como dados do IBGE ou de instituições setoriais.
Para elaborar um questionário coerente e eficiente, é necessário entender qual o objetivo da pesquisa, qual o público-alvo, quantas pessoas irão responder a sua pesquisa, quais perguntas farão parte do questionário e como será feita a aplicação da pesquisa.
Logo abaixo, explico melhor cada uma dessas etapas para que você possa ponderar cada uma delas, bem como fazer suas anotações e bolar estratégias para aplicar a sua pesquisa de mercado.
1. Estabeleça um objetivo para a sua pesquisa
Não importa se você tem uma empresa de pequeno porte ou uma grande rede: definir o objetivo da pesquisa é o primeiro passo para você começar a elaborá-la! Nesse caso, você pode escolher entre vários objetivos para realizar uma pesquisa de mercado, como:
- Entender como os clientes veem a qualidade dos produtos que você oferece;
- Descobrir se os clientes estão satisfeitos com a variedade de produtos no seu estabelecimento;
- Compreender como estão seus preços em relação ao mercado e à concorrência;
- Indentificar quais são os melhores produtos para revender direto da fábrica;
- Saber como está a satisfação dos seus colaboradores com a empresa.
Esses são apenas alguns exemplos de como você pode aplicar os modelos de pesquisa para diferentes tipos de público-alvo.
2. Escolha o público-alvo
Determinar o público-alvo da sua pesquisa é fundamental para que você consiga extrair informações relevantes. Assim, você consegue transformá-las em dados para analisar como as suas estratégias de atuação podem ser alinhadas conforme o interesse e desejo do seu público.
Dessa maneira, suas ações de marketing serão melhor direcionadas e muito mais eficientes, fazendo com que a sua mensagem chegue com clareza e assertividade para os seus clientes, criando melhores oportunidades de vendas e fidelização. Basicamente, tudo o que ensinam nos livros de empreendedorismo mais famosos do mercado.
Outro aspecto importante de saber qual é exatamente o seu público-alvo, é fazer um trabalho diferenciado em relação aos seus concorrentes. Por fim, a minha dica é: entenda exatamente os comportamentos dos seus clientes e garanta uma experiência única para eles.
Conheça outros tipos de análises: Descubra o que é matriz BCG, como aplicar e principais exemplos!
3. Determine o número de entrevistados
É muito importante determinar uma amostragem para a sua pesquisa.
Nesse caso, você pode optar entre fazer uma pesquisa quantitativa, que fornece dados numéricos sobre hábitos e comportamentos dos clientes, ou uma pesquisa qualitativa para entender o porquê os clientes têm determinados hábitos de consumo relacionados ao seu produto.
Independentemente de qual pesquisa você escolher, as informações coletadas ajudarão a entender como sua empresa está em relação ao objeto da pesquisa. Dessa forma, é possível descobrir o que precisa ser melhorado, onde estão os problemas etc.
Se você trabalha com um e-commerce e vende pela internet, também pode — e deve! — fazer pesquisas para entender como funciona melhor o seu nicho.
4. Elabore um roteiro de pesquisa de mercado
Elaborar um roteiro para a sua pesquisa de mercado, vai ajudar a direcionar a atenção do entrevistado para pontos específicos, favorecendo a linha de raciocínio e aumentando o nível de sinceridade nas respostas.
O ideal é que as perguntas não sejam muito elaboradas e nem complexas, facilitando o entendimento e aumentando o engajamento da pesquisa. Elas também precisam ser imparciais e o mais diretas possível para diminuir a taxa de recusas.
Em outras palavras: elas precisam ser elaboradas de uma forma que o entrevistado não precise pensar para responder.
5. Aplique a pesquisa e levante os dados
A aplicação da pesquisa de mercado deve ser pensada conforme seus objetivos e estratégias. Se você quer saber, por exemplo, quais são os produtos mais consumidos na sua loja, é válido abordar o cliente logo depois das compras, um momento propício em que ele provavelmente está realizado por satisfazer seus desejos de consumo.
Ah, todo esse processo faz parte da gestão de vendas do seu negócio viu?
Saber o momento ideal de aplicar a pesquisa de mercado pode ser a diferença entre obter respostas sinceras e relevantes ou causar um incômodo para o cliente. Por esse motivo, pense cuidadosamente em diferentes estratégias de aplicação.
6. Compile e analise os dados
Depois de aplicar a pesquisa de mercado, é hora de compilar as informações e transformá-las em dados relevantes.
Esses dados, depois de analisados, fornecerão um panorama estatístico para que você possa entender como está o seu empreendimento em relação ao objeto de pesquisa. A partir disso, é possível aplicar estratégias e medidas para implantar melhorias em seus processos, produtos e serviços — interessante, não acha?
Qual a importância de fazer uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é importante porque ajuda a entender aspectos, como:
- Quais são as estratégias da concorrência para vender mais e ter diferenciais de mercado;
- Quais são os desejos e anseios dos seus clientes e colaboradores;
- Quais os principais tecidos e materiais das peças dos concorrentes (se você tiver uma loja de roupas)?
- Como você pode atuar de maneira assertiva desde a negociação com seus fornecedores até a entrega do produto final para o cliente.
Compreendendo todos esses aspectos e aplicando nas suas estratégias de vendas, você estará a um passo de aumentar a sua porcentagem de lucro, projetando o crescimento do negócio e expandindo a sua área de atuação.
Quais os tipos de pesquisa de mercado?
Conforme o tipo de pesquisa, você terá acesso a diferentes tipos de informação. Logo, é importante saber quais são os principais tipos para usar as estratégias e ferramentas da melhor maneira possível.
Satisfação dos clientes
Uma pesquisa de mercado sobre o nível de satisfação dos seus clientes ajudam a entender como é a experiência que o seu negócio proporciona para os consumidores durante o processo de compra.
Entendendo esse aspecto, você consegue alinhar estratégias e procedimentos, visando uma relação mais duradoura e saudável com seus clientes.
A frequência e a regularidade deste tipo de pesquisa são fundamentais para que o negócio esteja sempre em evolução. Nesse caso, se possível, se especialize ou tenha uma equipe preparada para executar somente este tipo de tarefa. Assim você terá sempre um controle sobre o andamento de todos os processos dentro da empresa.
Você já conhece o conceito de Customer Experience? Saiba mais sobre a experiência do cliente e entenda como a satisfação dele é fundamental para o bom andamento do seu negócio.
Força de marca
Uma pesquisa de força de marca ajuda a saber como suas ações e estratégias estão posicionando o seu negócio no mercado.
Se você está começando, é necessário fazer uma pesquisa de mercado geográfica para entender a força da sua marca na região de atuação específica. Esse panorama irá permitir que você visualize possibilidades de crescimento e estabeleça melhorias no seu processo de vendas e ações de marketing para fortalecer a sua marca.
Essa é uma pesquisa interessante para se fazer em períodos regulares, pois ela ajuda a analisar o seu posicionamento enquanto marca e qual a visão que as pessoas tem sobre ela.
Satisfação dos colaboradores
Essa é uma métrica muito relevante para o bom funcionamento da sua empresa. Colaboradores desmotivados tendem a ter baixa produtividade e pouco engajamento com a causa da empresa.
Fazer uma pesquisa anônima, permite que os funcionários indiquem pontos de insatisfação com a empresa. Além disso, eles podem dar sugestões de melhoria sem se sentirem acuados por estarem revelando aos gestores detalhes desagradáveis, por exemplo.
Hábitos de consumo
Compreender os hábitos de consumo dos seus clientes é fundamental para que você consiga traçar estratégias certeiras para aumentar o seu volume de vendas. Assim, você terá clareza para saber quais são os melhores dias, épocas e horários para fazer promoções e dar descontos especiais.
Os hábitos de consumo podem mudar conforme a sazonalidade, por isso é importante rever as estratégias regularmente e se notar alguma queda brusca no volume de vendas, traçar novas estratégias.
Inclusive, esse tipo de pesquisa pode ser feito por meio das famosas enquetes do Instagram, sabia? Tudo o que você precisa é saber fazer as perguntas corretas no seu perfil. Fica a dica!
Qual a diferença entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado está relacionada diretamente à opinião dos consumidores da sua marca. Enquanto a pesquisa de marketing ajuda a entender como está posicionada a sua marca em relação ao seu nicho de mercado, comparando os preços dos seus produtos e serviços em relação aos de seus concorrentes.
Aqui no Blog do Grupo Brandili você sempre vai encontrar conteúdos relevantes para alavancar o seu negócio, com dicas de vendas, marketing, empreendedorismo e muito mais. Continue acompanhando e até a próxima.