Como montar um plano de negócios para loja de roupas?

Para fazer um plano de negócios para loja de roupas, você precisa considerar, basicamente: o mercado, os concorrentes e os fornecedores. Apesar de parecer simples, essa análise deve ser detalhada e bem criteriosa. Por esse motivo, elaboramos um passo a passo para você.

Em outro post, já explicamos o que é e demos exemplos de um plano de negócio pronto. Neste, vamos te ensinar como fazer o seu e o que levar em consideração na hora de montá-lo. Além disso, vamos direcionar nossas dicas para o nicho de roupas infantis, o qual, segundo o Seabrae, é o que mais cresce no Brasil.

Então, já envie este conteúdo para a pessoa que vai empreender com você e anote todos os passos!

1. Estude o mercado e os concorrentes

Antes de investir em qualquer nicho, é preciso analisar o mercado e a performance dos seus concorrentes. Por exemplo, o varejo de moda é um dos segmentos que se recuperou com mais facilidade depois do pico da pandemia. Ainda assim, é essencial analisar os erros, acertos e os “ânimos” do setor.

Outro ponto importante é escolher como será o modelo do seu negócio. Se será uma revenda de roupas infantis ou se sua loja será licenciada ou franquia. Todas essas escolhas vão impactar nos próximos passos do seu planejamento. Então, pense bem quais rumos serão tomados.

2. Formalize o seu negócio

Depois de decidir qual será o modelo de atuação do seu futuro estabelecimento, é hora de cuidar das burocracias. Então, para ter acesso a fornecedores e, claro, evitar problemas com o fisco, formalize-se. Isto é, abra o o seu CNPJ e escolha entre abrir uma microempresa (ME) ou ser microempreendedor individual (MEI).

As principais diferenças entre cada um deles são: limite de faturamento, atividades desempenhadas, praticidade na abertura e regime tributário. Nesse momento, pode ser a hora de conversar com um contador e estudar quais são os pontos positivos e negativos de cada um, a fim de escolher qual se encaixa com a sua realidade atual.

Pessoa em seu computador verificando uma planilha

3. Defina seu público-alvo

Tem uma frase famosa no mundo do empreendedorismo que diz: “quem tenta vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém”. Ou seja, é fundamental que você decida qual será o seu público-alvo, porque isso impactará em várias coisas. Por exemplo:

  • Valor médio de compra (ticket médio);
  • Faixa etária;
  • Principais concorrentes;
  • Linguagem e tom da marca nas redes sociais;
  • Decoração do estabelecimento;
  • Entre outros.

Independentemente do público-alvo, o modelo da sua loja é sempre um ponto importante. Afinal, ele vai ter influência nos seus lucros e no retorno do investimento — o chamado payback. Dessa maneira, entenda o porquê é um bom negócio abrir uma revenda de roupas infantis.

4. Tenha fornecedores confiáveis

Chegamos a um ponto sensível do seu plano de negócios: os fornecedores. Nesse caso, existem vários deles disponíveis por aí com preços bem abaixo da média do mercado, no qual sua margem de lucro pode ser muito mais alta. Porém, a qualidade pode não ser tão boa e, apesar de um possível bom retorno inicial, a chance de não fidelizar os clientes é grande. Ou seja, em pouco tempo sua loja pode perder faturamento.

A melhor maneira de contornar essa situação é ter fornecedores confiáveis e com peças de qualidade. Por exemplo, conheça o modelo de revenda autorizada de roupas da Brandili, no qual você tem acesso às seguintes vantagens:

  • Campanhas e suportes para redes sociais;
  • Compras online e por telefone;
  • Calendário promocional de varejo;
  • Suporte online e por telefone;
  • Atendimento exclusivo de um representante especializado.

Muito interessante, não é mesmo? Aproveite e entre em contato para ter Brandili na sua loja!

5. Controle o estoque

Estoque parado pode significar que você está perdendo dinheiro. Falta de produtos na loja — o outro extremo desse caso — também é sinônimo de prejuízo. Por esse motivo, é fundamental que você tenha um bom controle do seu estoque e isso deve ser feito de maneira assertiva.

Uma das principais atividades da gestão de uma loja é o controle de estoque. Nesse caso, não deve haver produtos indisponíveis para os consumidores. Além disso, é fundamental saber como comprar roupa para revender.

Arara com roupas e calçados em loja de varejo de moda infantil

+ Onde comprar roupa infantil para revender?

6. Decida o investimento inicial

O investimento inicial deve ser pensado de modo que o retorno seja o mais rápido possível. Por exemplo, em um sistema de lojas licenciadas, com um investimento baixo — a partir de 150 mil reais — você pode vender uma marca que já é reconhecida no Brasil e no exterior: a Brandili. Tudo isso sem a burocracia e o modelo “engessado” das franquias.

Veja mais alguns diferenciais do modelo de lojas licenciadas Brandili:

  • Roupas e marcas que vestem crianças de todas as idades e em diversas ocasiões;
  • Projeto arquitetônico exclusivo e diferenciado;
  • Sistema ERP homologado para o ponto de venda;
  • Calendário anual de campanhas de marketing e enxoval de mídias sociais;
  • Transferência de conhecimento de mais de 58 anos de mercado têxtil;
  • Treinamentos contínuos;
  • Materiais para inauguração da loja;
  • Orientação para a compra de coleções;
  • Equipe de apoio para a remarcação, melhorias na gestão e ações de marketing.

Se interessou? Então, não perca tempo e entre em contato para empreender com a Brandili!

7. Cuide do planejamento financeiro

Por falar em dinheiro, negócio nenhum vai funcionar se você não tiver um bom planejamento financeiro. Esse é um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso da sua loja. Então, tenha a certeza de cuidar das finanças e investimentos futuros da sua empresa.

Uma forma de fazer isso é calcular a porcentagem de lucro da maneira correta. Além disso, é preciso ter uma reserva para investir em manutenção, melhorias e campanhas para o seu estabelecimento.

8. Tenha uma estratégia de gestão

Na hora de gerir uma empresa, é preciso ter muita estratégia. Isso pode ser feito usando várias metodologias. Por exemplo, a matriz BCG, a qual analisa o mercado e os próprios produtos para entender quais são mais lucrativos, quais estão em ascensão e os que estão em queda.

Atualmente, a gestão de uma empresa está muito mais prática e automatizada. Então, esqueça os velhos livros-caixa do passado. Conheça os melhores programas para loja de roupas e entenda como eles podem te ajudar a cuidar do seu empreendimento.

9. Trabalhe o marketing

Ao montar um plano de negócios para loja de roupas, não se esqueça das campanhas de marketing. Afinal, já diz o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Então, lembre-se de alimentar suas redes sociais com conteúdos relevantes e que se comuniquem com o seu público-alvo. Isso vai te aproximar muito dos seus clientes.

Por exemplo, ao escolher revender ou empreender com a Brandili, você tem acesso a campanhas de marketing de abrangência nacional e um enxoval para suas redes sociais, como já havíamos mencionados anteriormente. Tudo isso com a tradição de uma marca que já é conhecida há mais de 50 anos no mercado têxtil infantil.

Siga as nossas dicas na hora de desenvolver o plano de negócios para sua loja de roupas infantis. Ou seja, estude — e muito! —, analise o mercado, formalize-se, escolha o público-alvo e os fornecedores confiáveis, cuide das finanças e invista em marketing. A partir disso, esperamos que os retornos financeiros sejam positivos para você!

Além de estruturar como será a estratégia de gestão e financeira do seu estabelecimento, é necessário que os clientes em potencial notem a sua loja. Para isso, veja nossas dicas de como preparar a inauguração de loja roupas e comece com o pé direito!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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