Os diferenciais para loja de roupas femininas, masculinas ou infantis vão desde a boa qualificação dos funcionários até o licenciamento de uma marca conhecida. Esses fatores podem ser determinantes para alavancar os rendimentos de um estabelecimento, ainda mais com o mercado competitivo e dinâmico.
Por esse motivo, destacar o seu negócio é muito importante para sair na frente dos concorrentes. Pensando nisso, nós preparamos 9 formas de diferenciar sua loja de roupas dos demais. Neste conteúdo, nós focaremos no nicho de moda infantil, OK? Então, fique de olho nas nossas dicas!
1. Qualifique os funcionários
Ter bons funcionários já é um ponto fundamental por si só. Contudo, uma equipe que conhece o que está vendendo e que usa técnicas para convencer os clientes será um verdadeiro diferencial.
Para isso, invista em treinamentos sobre vendas, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal e profissional.
Dessa maneira, seus colaboradores ficarão mais motivados, unidos e, consequentemente, suas vendas serão melhores. Além disso, lembre-se de investir, também, em formas de reter os talentos.
Afinal, um funcionário bom deve ser mantido no seu quadro para manter a empresa funcionando bem.
2. Seja original
Quanto mais o tempo passa, mais as lojas estão parecidas e, muitas delas, acabam tendo um tratamento praticamente impessoal.
É como se os estabelecimentos olhassem para os clientes e dissessem: “se você não quiser, tem quem queira”. Por esse motivo, a originalidade e um atendimento personalizado vão te destacar nesse meio.
Essa é uma vantagem competitiva que pode ser explorada de várias formas. Seguindo a ideia do primeiro item dessa lista, uma equipe capacitada pode ter um atendimento diferenciado.
Outros pontos que serão tratados a fundo daqui a pouco são revender itens de qualidade e ter um bom pós-venda.
3. Trabalhe bem o público-alvo
Já ouviu aquela história de que quem quer abraçar o mundo acaba caindo por não aguentar o peso? Pois é, no mundo das vendas também é assim.
A não ser que a sua loja seja uma grande rede varejista, vender itens para vários nichos é uma aposta que pode gerar sérios prejuízos para o seu estabelecimento.
Por esse motivo, pense bem qual é o seu público-alvo. A partir disso, elabore todas as suas estratégias pensando em um mercado muito mais focado e que sempre é aquecido. Inclusive, esse é um dos pontos positivos para investir em revenda de roupas infantis.
4. Recorra às redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais são fundamentais para quem quer manter a loja sempre visível. Por esse motivo, é muito importante que os lojistas tenham ideias de conteúdos para o Instagram e que invistam em posts que façam a loja sempre estar em evidência dentro do seu mercado.
Dessa forma, não foque tanto no número de seguidores. A ideia aqui é ter um bom engajamento, isto é, comentários, respostas aos stories e outras interações.
Não se esqueça de responder a tudo! Isso vai criar uma relação muito mais intimista com a loja e, com certeza, fará ela ser a primeira opção na hora que os clientes quiserem comprar alguma peça de roupa.
5. Revenda itens de qualidade
Está cada vez mais comum comprar roupas de sites internacionais, não é mesmo? Inclusive, muitos lojistas acabam investindo nessas opções. Contudo, essa estratégia pode ser problemática porque a qualidade das peças nem sempre é a das melhores, o que faz com que os clientes comprem apenas uma vez e nunca mais voltem.
Dessa forma, revender itens que têm qualidade e, consequentemente, um bom custo-benefício, é um diferencial competitivo e tanto. Isso vai fazer sua freguesia entender que, no seu estabelecimento, a satisfação deles é levada a sério. Por isso, sempre compre roupas com os melhores tecidos para elas e com acabamentos que a destaquem das opções oferecidas pelo concorrente.
Este conteúdo pode te ajudar a deixar o seu negócio mais nichado: conheça os principais tecidos para fabricação de vestidos infantis.
6. Controle os seus custos
Toda empresa precisa de uma boa gestão financeira. Isso implica em controlar todos os custos operacionais, com funcionários e com o estoque.
Por mais trabalhosa e burocrática que seja essa área, ela é necessária. Muitos estabelecimentos acabam indo à falência ou têm prejuízos altos porque os donos não têm controle sobre os gastos. É o clássico “pagar para trabalhar”.
Portanto, tenha um bom controle das entradas e saídas de dinheiro. Mesmo que lidar com isso pareça chato, tenha em mente que é um mal necessário.
Para facilitar a sua vida, nós temos um post que explica o que é e fornece um modelo incrível de plano de negócio pronto, aproveite para ver!
7. Trabalhe o pós-venda
O pós-venda é um conjunto de atividades de marketing que são realizadas depois que um produto — ou serviço — é comercializado. Essas estratégias podem abranger desde pesquisas de satisfação, promoções especiais e quaisquer outras formas de fidelizar o cliente.
Caso isso seja feito, a relação com a freguesia será muito mais próxima e humanizada. Vai passar aquela sensação de que ela é especial, sabe? Portanto, se você quer fidelizar os seus clientes, veja como revender roupas infantis de qualidade!
Como falamos lá no começo desta lista, essa estratégia implica na originalidade do seu negócio. Com isso, muitos clientes acabarão se tornando verdadeiros amigos da loja!
8. Venda por vários canais
O mundo contemporâneo está cada vez mais dinâmico e rápido. Quando menos esperamos, surge uma nova rede social, uma nova dancinha ou um novo vídeo viral. Tudo isso implica diretamente no rendimento da sua loja.
Por mais que você — ou seus funcionários — não queriam atacar de blogueiros, é fundamental ficar de olho em vários canais de venda.
Então, além das redes sociais que nós falamos na metade desta lista, aprenda como fazer vendas pelo WhatsApp. Além disso, considere montar uma loja online e expandir sua clientela para lugares que a loja física nunca chegaria.
Contudo, tenha em mente que todas essas estratégias devem se complementar.
9. Aprenda com quem já sabe
Aprender com quem já sabe é muito importante para não cometer os mesmos erros e focar apenas no que já deu certo. Por esse motivo, nós do Grupo Brandili, temos um programa de lojas licenciadas focado em um modelo de negócio descomplicado e perfeito para quem quer empreender com uma equipe de suporte especializada!
Para isso, esse programa conta com diferenciais incríveis como:
- Roupas e marcas que vestem as crianças em todas as ocasiões;
- Projeto arquitetônico;
- Calendário anual com campanhas de marketing;
- Treinamentos contínuos com especialistas;
- Equipe de apoio para melhorias de gestão, ações de marketing e orientação na remarcação;
- E muito mais!
Muito interessante, não é mesmo? Veja mais vantagens, valores e como se tornar um parceiro da nossa marca na página dedicada ao programa Empreenda com a Brandili!
Com os diferenciais que foram citados aqui, sua loja terá muito mais chances de crescer. Por esse motivo, lembre-se de seguir nossas dicas e adaptá-as à realidade do seu negócio. Além disso, não se esqueça de conhecer o mundo de possibilidades que se abre ao se tornar um revendedor das nossas peças!
Por falar nisso, sabia que até a forma que os lojistas repõem o estoque tem mudado? Foi-se o tempo no qual as pessoas viajavam durante a madrugada — e corriam riscos — até o Brás para adquirir novas peças. Leia nosso conteúdo explicando como comprar roupa para revender e entenda tudo o que mudou no novo normal!