Quais materiais para abrir uma loja de roupas? Confira a lista!

No início, todo negócio precisa de um investimento que será o pontapé inicial para o sucesso. Uma parte desse investimento será usada para adquirir itens para que as vendas possam fluir e trazer retornos.

Em se tratando de uma loja de roupas, existem diversos materiais que precisam ser adquiridos para que as peças chamem a atenção dos potenciais clientes.

Além disso, são esses itens que irão caracterizar o espaço como uma loja de roupas. Neste post, listamos os principais materiais necessários para montar o seu estabelecimento. Veja como direcionar os seus investimentos iniciais de forma certeira!

1. Araras específicas para lojas de roupas

As araras são um dos itens mais importantes para as lojas de roupas, pois são elas que irão exibir as peças de maior destaque da coleção ofertada em sua loja.

Imaginando a jornada dos clientes dentro de uma loja de roupas, temos as araras como pontos de interesse principais. É onde eles terão um contato com as peças de forma vertical, facilitando a visualização de roupas mais longas, como calças e vestidos.

Para deixar as araras mais organizadas e atrair ainda mais o interesse dos visitantes de sua loja, você pode separar as peças por cor, categoria, coleção e até mesmo marcas.

Sem dúvidas, a disposição bem trabalhada das roupas em uma arara irá atrair clientes – mesmo as peças não estejam diretamente em seu campo de visão.

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2. Balcão para atendimento

Os balcões para atendimento são móveis essenciais para qualquer loja de roupas, uma vez que, no campo de visão dos clientes, ele deixa a loja mais harmônica e permite com que os colaboradores fiquem posicionados atrás, oferecendo suporte e auxílio aos consumidores durante a venda.

Por outro lado, a parte interna, que fica no campo de visão dos colaboradores, é ideal para deixar sacolas, peças de outros tamanhos e itens que sobrecarregam a estética da loja.

Além disso, é necessário manter essa parte sempre muito bem organizada para evitar bagunça e dificuldade de encontrar os itens.

Balcão para atendimento de loja de roupas de madeira com computadores e materiais

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3. Expositor estilo boutique

Os expositores estilo boutique são ideais para posicionar peças menores ou até mesmo acessórios, como bolsas, chapéus, lenços e mais – caso você opte por vendê-los em sua loja.

Por se tratarem de itens menores, estrategicamente falando, é interessante deixá-los próximos ao caixa, o que irá despertar o desejo de seus clientes de levá-los junto às roupas escolhidas.

Além disso, é importante agradar a todos os gostos e estilos. Portanto, oferecer variedade de cores e modelos é essencial para que seus consumidores se sintam cativados e também queiram levá-los.

Manequins e araras com roupas femininas

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4. Manequins

Os manequins são ideais para aumentar as opções de produções usando as peças da sua loja – sejam elas masculinas, femininas ou infantis.

Geralmente, eles são posicionados na vitrine da loja, que também é um ponto estratégico. Dessa forma, eles exibem uma prévia das principais coleções da loja, isto é, são eles quem convidam os clientes para entrar.

No entanto, se houver um espaço razoável, você também pode posicioná-los também no interior da loja. Outra dica é inspirar os visuais dos manequins com base no que seus melhores clientes vestem. Assim, além de se sentirem representados, eles perceberão que sua loja atende às suas necessidades de estilo, o que vai facilitar o processo de fidelização.

O bom gosto exibido nos manequins também irá chamar a atenção de novos clientes em potencial. E, além disso, a qualidade dos tecidos das roupas exposta fará a diferença. Então, sempre se atente a esses pontos. Ok? Essa simples estratégia pode gerar ótimos resultados. Experimente!

Manequins com roupas femininas na vitrine de uma loja sofisticada

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5. Mesas de centro

Em relação às mesas de centro, é possível usá-las, de forma levemente despojada, para deixar algumas roupas postas sobre elas – o que também pode despertar interesse em seus clientes.

Contudo, deixar peças dobradas e posicionadas lado a lado, deixará esse móvel mais organizado. Nesse caso, cabe aos colabores manterem essa organização e estética.

Também é possível encontrar alguns modelos de mesa de centro que possuem espaços disponíveis em sua parte inferior, que podem ser usados para posicionar peças ou decorar.

Loja com uma mesa de centro com roupas e objetos de decoração

6. Nichos e prateleiras

Outros dois itens que não podem faltar em uma loja de roupas são os nichos e as prateleiras. Sempre próximos às paredes, esses itens irão servir de apoio para roupas dobradas que também podem ser organizadas por cor, categoria, coleção, marcas e afins.

O importante é deixar as peças organizadas para facilitar a visualização dos clientes.

Entretanto, você pode ir além e avaliar a iluminação recebida nesses nichos e prateleiras. Caso existam espaços escuros, você pode trabalhar a iluminação desses móveis com luzes, fitas em LED e outros artifícios que deem destaque às roupas.

Dessa forma, os clientes tendem a se sentir mais atraídos a conferir as peças ofertadas também naquele espaço, uma vez que a iluminação elimina a sensação de ser um cantinho “abandonado”.

Outra dica é evitar nichos e prateleiras muito altos, pois promovem um distanciamento e receio de adquirir peças que estão a um difícil alcance.

Nichos, araras e prateleiras com roupas expostas em lojas

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8. Provador para os clientes

Outro item básico que toda loja de roupas precisa ter são os provadores, local onde seus clientes irão avaliar o caimento das peças. Afinal, nada melhor que um espaço privativo para se trocar com conforto e verificar como a roupa fica no corpo.

Além disso, é preciso que seu provador conte com um espelho grande para que seus consumidores consigam visualizar sua imagem da cabeça aos pés.

Caso prefira ou não tenha espaço no provador, traga o espelho para o interior de sua loja.

Assim, além de permitir que os clientes contem com uma opinião externa ao sair do provador, eles também dão uma sensação de amplitude para sua loja – ideal para espaços reduzidos.

Outro motivo para ter um provador em sua loja, é que eles reduzem as chances dos clientes retornarem à loja para trocar ou devolver a peça. Queremos que eles voltem, mas somente para adquirir novas opções e coleções, certo?

Duas mulheres sorriem enquanto provam vestidos em provador de roupas

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9. Pufes

Por fim, trouxemos também os pufes como itens importantes para sua loja. Isso porque, na grande maioria das lojas de roupas, dificilmente os clientes vão realizar suas compras sem companhia.

Dessa forma, é importante promover conforto aos acompanhantes de seus clientes, caso eles não estejam interessados em passar o tempo conferindo as peças da loja.

Ademais, os pufes também são ótimas opções para deixar o espaço mais decorado e completo. Adquiri-los em cores e formatos que complementam o interior de sua loja, é uma ótima maneira de harmonizar todo o ambiente.

Sabemos que, muitas vezes, os clientes entram em uma loja destinados a comprar apenas uma peça predeterminada ou de acordo com suas preferências.

No entanto, todos os materiais que listamos aqui são importantes para que os clientes recebam estímulos para conferir novas peças por meio de estratégias de posicionamento e organização desses materiais.

Aproveite isso e veja como sua loja terá um grande sucesso logo de início. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a listar os principais materiais para deixar sua loja completa e organizada desde a inauguração.

Aproveite para conferir também nosso post sobre conteúdos para lojas de roupa e ver algumas ideias para postar nas redes sociais.

Agradecemos pela sua leitura e esperamos você novamente aqui no blog Amor por Empreender para acompanhar nossos conteúdos sobre empreendimentos, gestão de negócios e mais. Até a próxima!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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