Precificação de roupas: 4 principais erros e como calcular

Quais os erros mais comuns na hora de precificar um produto?

A precificação de roupas é o cálculo envolvendo custos fixos e variáveis, demanda e concorrência. O resultado da conta é o melhor preço possível que o lojista pode inserir no produto.

É imprescindível saber como fazer esse processo, pois a precificação é uma base para manter a estrutura da loja, garantir investimento e obter lucro.

Veja, neste post, os principais erros que lojistas cometem nessa ação e o passo a passo de como precificar corretamente.

Os erros fazem parte da jornada empreendedora, mas, o que pudermos evitar, evitaremos! O maior exemplo de cálculo mal feito é: vender inúmeras peças e, ainda assim, não ter lucro ou fluxo de caixa saudável.

Vamos entender o que leva a esses empecilhos:

1. Colocar o mesmo preço em diferentes peças

Colocar o mesmo preço em diferentes peças é cômodo. Não é necessário realizar cálculos antes, o produto chega ao estoque e rapidamente vai à vitrine. Nesse caso, podem haver produtos cujo preço não cobre o próprio custo.

Aqui, é interessante separar por peças com o mesmo modelo ou com o mesmo tecido de roupa. 

2. Basear-se apenas na concorrência

A estratégia de precificar com base na concorrência é insegura. A loja de roupas concorrente tem os próprios custos de manutenção, dedica-se ao investimento e tem margem de lucro própria. O cenário é diferente!

Considere o preço da concorrência para entender quanto os clientes em potencial estão dispostos a pagar, mas nunca deixe de olhar para seu próprio empreendimento.

3. Não considerar os custos e despesas variáveis

Os custos fixos ninguém esquece, mas os variáveis consomem boa parte do lucro sem você perceber. Estes custos não são controláveis pelo empreendedor, afinal, o boleto chega apenas com o valor para pagar.

Por exemplo, comissão de venda, horas extras, energia elétrica e água (caso a produção dependa disso).

4. Esquecer de atualizar os preços

É comum que o lojista deixe o mesmo preço por meses, até anos. A desculpa que todos dão é: “se subir, não vende”. Essa atitude mostra que os clientes não entenderam o valor da peça e coloca em risco o fluxo de caixa da empresa.

É importantíssimo entender a sazonalidade da empresa e e inflação do mercado. Portanto, adeque-se às duas situações.

mulher verificando etiquete de um cropeed azul na loja de roupas

A precificação de roupas utiliza o markup, a estratégia preferida de especialistas financeiros e economistas. O índice é seguro e de fácil aplicação.

1 ° passo: calcule o markup

O markup é um número multiplicador que você aplica sobre o custo unitário do produto. O resultado é o preço de venda de cada peça. Já ensinamos como calcular o markup em outro post, leia para mais detalhes. Resumindo em uma fórmula:

Preço de venda un. = markup x custo unitário

Dentro do markup, estão inclusos os custos e despesas (fixas e variáveis) da empresa. Entra aluguel do prédio, impostos, água, luz, comissão, insumos, lucro, reserva de emergência, entre outras contas.

Por isso, o índice é confiável. Lembre-se, recalcule o markup a cada reajuste de preços. Essa atualização é fundamental para trabalhar com fluxo de caixa saudável.

2° passo: identifique o custo unitário

O custo unitário considera o valor total pago pelas peças e a quantidade de produtos. A fórmula básica é:

Custo unitário = valor total ÷ quantidade de peças

Nunca pegue o valor do boleto e divida pela quantidade de itens. Dessa forma, você não está considerando o preço pago por cada peça, ou seja, uma meia teria o mesmo custo unitário que um vestido. Na prática, não funciona assim.

Olhe a nota fiscal dos produtos, ela tem todas as informações cruciais do produto (impostos, logística, custo). Calcule individualmente cada custo unitário e anote em uma planilha.

3° passo: aplique o markup em cada custo

A planilha que mencionamos anteriormente é simples. Construa da seguinte maneira:

Descrição Custos totais (R$) Quantidade de peças Custo unitário (R$) Markup Preço de venda (R$)
Vestido 240 12 20 4 80

Esta planilha é visual e prática. Você pode criar no Excel (pacote Microsoft Office do computador) ou Sheets (planilhas online do Google).

Após escolher a melhor forma, crie uma aba para cada tipo de produto (vestidos/camisetas/calças femininas/calças masculinas).

Passo a passo para identificar as abas da planilha:

  1. Encontre uma barra escrito “página 1”, “página 2”, “página 3” e assim por diante na parte inferior da tela;
  2. Clique com o botão direito sobre a “página 1”, abrirá uma caixa de seleção;
  3. Encontre a palavra “renomear” e clique com o botão esquerdo;
  4. Agora, escreva o tipo de produto. Por exemplo, vestidos;
  5. Clique em um lugar vazio da tela com o botão esquerdo. Pronto!

Crie as planilhas individualmente e atualize as informações sempre. Nunca deixe de anotar uma variação. Inclusive, se o preço de venda for muito diferente da concorrência, repense nos custos.

Pode ser que o preço do fornecedor esteja alto, o aluguel está pesando, os insumos aumentaram demais as despesas. Enfim, investigue.

Aprendeu como fazer a precificação de roupas? Continue acompanhando o blog para receber mais instruções de gestão financeira e negócios.

papel com alguns dados numéricos, com uma caneta e calculadora por cima

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Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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