Gestão de vendas é um processo utilizado para traçar metas, coordenar operações e aplicar técnicas de vendas para que a sua empresa possa crescer e se desenvolver no mercado. A ideia do plano é que o comércio em questão, possa atingir grandes objetivos, de maneira realista e consistente.
Embora esse termo não seja muito comum entre pequenos empreendedores, ele é o ponto-chave para o crescimento de sua loja de roupas, marca ou empresa.
Pensando nisso, preparei um compilado de informações que te ajudarão a implantar uma gestão de vendas em sua empresa de forma simples e eficaz. Continue neste post e entenda os termos de maneira descomplicada!
Qual a importância da gestão de vendas para uma empresa?
Uma gestão de vendas clara e objetiva ajuda a impulsionar a empresa e fazê-la progredir. Além de ajudar um negócio a atingir suas metas e prosperar, ela também faz com que você sempre esteja atento aos concorrentes.
Essa é uma vantagem essencial para atingir um bom diferencial de venda — chamando o seu público-alvo para dentro de sua loja de roupa. Por isso, ele não pode ser deixado de lado. Afinal, quanto mais conhecer os outros agentes do ramo com que trabalha, mais estará preparado para enfrentá-los.
Independentemente se você já tenha alguma experiência com gestão de vendas, ou ainda está se familiarizando, há uma coisa que você não pode deixar de fazer: enxergar as oportunidades de ganhar visibilidade para a sua marca.
Como saber se preciso implantar uma gestão de vendas em minha loja?
Investir em uma gestão de vendas é apontar para o futuro. Ou seja, não há uma hora ou ocasião exata para começar a agir. Então, comece aos poucos e defina onde você deseja chegar em alguns anos. Assim, sua empresa pode crescer e evoluir gradualmente, aumentando a receita e a porcentagem de lucro.
A sua empresa tem uma receita? Se sim, por menor que ela seja, você precisa implantar uma gestão de vendas! Afinal, estamos falando em melhorar a performance de seu negócio.
O que não pode faltar em uma gestão de vendas?
Existem três pilares básicos que não podem faltar em um processo de gestão de vendas. Isso porque são eles que ditam para onde ir, como ir e o porquê. Continue sua leitura e conheça cada um deles.
Equipe de operação de vendas
Para empresas maiores, uma equipe de operação de vendas é o contato direto com o cliente. Em caso de pequenos negociantes ou empreendedores por necessidade, esse time fica por conta do próprio dono. O qual também realiza outras atividades, que vão do administrativo ao operacional.
Independentemente da estrutura desse time, é necessário que o responsável pelas vendas de uma empresa tenha conhecimento financeiro sobre a empresa, além de ferramentas como a matriz BCG, para auxiliar em suas funções e persuasão para vender seu produto.
Esse é o primeiro pilar para que o seu comércio possa começar a progredir. E é aqui que as metas e objetivos começarão a ser traçados.
Estratégia e controle de vendas
Grande parte das lojas de roupas, acessórios e outros tipos de comércios possuem um ciclo de venda bem definido. Um mês nunca é igual ao outro. Justamente por isso, é preciso ter um controle de vendas implantado corretamente.
Para isso, é preciso implantar um funil de vendas: uma sequência onde mostra a etapa de compra que um consumidor se encontra. Com ele, é possível acompanhar e organizar a quantidade de produtos em um determinado comércio.
Análise de vendas
Por último, mas não menos importante, a análise de vendas é necessária para medir os seus resultados de acordo com cada atividade que já realizou.
Assim, fica mais claro para enxergar o que funciona ou não, abrindo espaço para traçar novas rotas, objetivos e tarefas a serem feitas. Deixar de analisar as suas vendas pode fazer com que detalhes durante a declaração de conteúdo passem despercebidos e a sua loja comece a ficar estagnada.
Como aplicar a gestão de vendas em minha loja?
Agora que você conhece os três pontos-chave para uma gestão de vendas funcionar de maneira eficaz, está na hora de colocá-los em prática. Por isso, preparamos 5 dicas que ajudarão a implantar uma gestão de vendas em seu negócio. Confira!
1. Analise os dados de sua empresa
O primeiro passo, é avaliar o estado atual de sua empresa. Esse é um ponto importante para definir alguns conceitos como: quais são os pontos fortes de minha loja? Quais os problemas que mais atingem a minha empresa neste momento?
Com as respostas dessas perguntas, você pode — e deve! — começar a fomentar ideias para solucioná-las. Você precisa levar esses pensamentos com você na hora de montar um plano de negócios.
2. Conheça seus concorrentes
Para que sua gestão de vendas funcione, é preciso conhecer perfeitamente o mercado com que você trabalha. Principalmente os indicadores de sucesso de seus concorrentes. Assim, você passa a entender o comportamento de seu público-alvo e como eles desejam ser atendidos.
3. Planeje as vendas pensando nos outros setores da empresa
Uma gestão de vendas precisa ter uma visão sistêmica para ser estratégica. Afinal, o setor comercial de uma empresa está ligado diretamente aos outros setores. Então, é preciso que as vendas sejam feitas pensando nos esforços e mão de obra operacional.
Assim, torna-se mais simples de cumprir com cada um dos objetivos de seu negócio, automaticamente, alavancando sua empresa.
4. Estabeleça metas tangíveis
Estabelecer metas é uma maneira de estimular os vendedores de uma empresa — ou a você mesmo. Essa é uma forma para que os objetivos possam ser alcançados com êxito.
Contudo, cuidado ao criar metas impossíveis de realizar, isso pode gerar frustrações em uma equipe inteira. O ideal é que elas sejam possíveis de alcançar, mas que exijam esforço e dedicação no dia a dia.
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5. Tenha funcionários experientes
Conforme a empresa cresce, um empreendedor precisa saber delegar as tarefas de grande importância. Para quem construiu tudo do zero e sozinho, isso pode ser um tanto quanto complicado. Afinal, é difícil confiar o crescimento de seu próprio negócio em um funcionário.
Então, para evitar dores de cabeça, invista em profissionais realmente qualificados. Eles, além de aliviarem o seu dia a dia, também oferecerão novas ideias com um ponto de vista diferente ao seu. Lembre também de trabalhar a retenção de talentos.
Eu consigo fazer uma gestão de vendas sozinho?
Sim! É possível realizar a gestão de vendas sozinho. Contudo, isso funciona apenas para pequenos negócios. Com o passar do tempo e da evolução da empresa, o mais indicado é que você monte um time que possa te ajudar.
Afinal, o setor comercial está diretamente ligado com o cliente. A falta de uma equipe pode prejudicar a relação de sua empresa com a clientela.
Agora que você já conhece o que é gestão de vendas, é relevante saber como lidar com o seu cliente em um pós-venda. Continue em nossa página e veja exemplos eficientes de como fazer um pós-venda!