Semana do Brasil 2023: prepare a sua loja para vender mais

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para alavancar as vendas, fazer o estoque girar e divulgar ainda mais a sua loja. Organizar, divulgar promoções e proporcionar uma boa experiência para o cliente, são algumas das vantagens desse tipo de campanha.

No conteúdo de hoje, vou te explicar o que é a Semana do Brasil, como fazer parte dessa campanha, como deixar a sua loja preparada para atrair mais clientes e também vou te dar algumas dicas para acertar nesses dias de promoção!

Como preparar a sua loja para a Semana do Brasil?

Para deixar a sua loja preparada para esse evento promocional, você deve ter em mente que o tema da campanha faz relação direta com o feriado nacional da proclamação da independência do Brasil.

 

Mulher com caderno na mão analisando prateleira

 

Procure pensar em uma decoração com as cores que representam a bandeira nacional: verde, amarelo, azul e branco. Assim você com certeza terá a atenção dos clientes.

Além disso, existem outros pontos fundamentais a serem considerados para que você consiga tirar proveito dessa campanha e aumentar as vendas no período. Separei algumas dicas ótimas para você não desperdiçar oportunidades no seu negócio.

1. Escolha produtos para colocar em oferta

Como a Semana do Brasil é uma campanha temática, você pode aproveitar esse clima para colocar produtos em oferta que de alguma maneira tenham relação com o tema da campanha.

 

Mulher com prancheta na mão e avental em frente a balcão com caixas de papelão

 

Monte uma vitrine atrativa, usando peças que sejam das cores da bandeira do Brasil ou tenham detalhes que façam referência ao nosso país. Aproveite a oportunidade para queimar o seu estoque e colocar em destaque peças que estão paradas.

Definir um tipo de produto para ofertar com desconto aos clientes, pode ser uma ótima estratégia. Com isso em mente, aproveite o conhecimento que você tem sobre o seu público-alvo e o mercado em que você atua para segmentar as promoções e dar mais saída a produtos com baixa rotatividade.

2. Desenvolva uma campanha personalizada para aproveitar a Semana do Brasil

Para ter sucesso durante o período de promoção, é importante fazer um cálculo dos investimentos necessários para preparar a sua loja, além de mensurar os descontos que você aplicará nos seus produtos. Fazendo essa análise, você conseguirá projetar com mais precisão quais as ações necessárias a serem tomadas para que, passado o período da campanha, você não tenha prejuízos.

 

Grupo de pessoas trabalhando com seus notebooks em mesma sala

 

Se você quer aumentar as suas vendas, fazer uma campanha para esta data é tão importante quanto preparar um bom marketing para a Black Friday. Pensando nisso, como uma das intenções da campanha é resgatar o patriotismo, aposte em materiais de divulgação que correspondam com o tema para atrair ainda mais a atenção dos clientes.

Coloque a sua marca em evidência com as cores que representam a Semana do Brasil e mostre que o seu negócio está engajado e disposto a fazer o melhor pelo cliente.

3. Planeje a precificação dos produtos em promoção

Fazer um planejamento minucioso da precificação dos produtos em promoção é fundamental para que você consiga projetar a sua porcentagem de lucro para o período.

 

Mulher com filho no coloco segurando sacola de compras em shopping

 

Afinal, oferecer descontos muito vantajosos para o cliente pode não ser tão benéfico para a saúde do negócio. Por isso, é importante encontrar um meio-termo para evitar prejuízos no final da promoção.

4. Divulgue as promoções nos seus canais de comunicação e atendimento

Chegar até o seu cliente final tem ficado cada vez mais fácil, pois existem muitos canais de comunicação em que você pode divulgar as suas ações promocionais.

 

Mulher segurando peça de roupa em frente à ring light com smartphone

 

Se você ainda não trabalha com redes sociais, ter um perfil no Facebook, no Instagram e até no Tik Tok, pode ser ótimas estratégias para fazer a sua mensagem chegar até o seu público e principalmente conquistar e fidelizar novos clientes.

Invista em materiais digitais, programe publicações regulares durante o período de promoção e faça um trabalho de marketing intensivo nesses dias. Todo esforço — bem planejado — é válido para fazer o seu negócio se destacar nesse período em que todo o comércio está aquecido.

Uma ideia que tem sido muito utilizada são as transmissões ao vivo nas redes sociais para divulgar os produtos em promoção e anunciar os seus descontos. Você pode usar o seu social commerce para trabalhar com promoções relâmpago, por exemplo, oferecendo vantagens para os clientes que acompanham o seu trabalho de perto.

5. Proporcione uma boa experiência para o cliente durante as compras

Colocar a experiência do cliente como prioridade nas suas estratégias promocionais é uma ótima maneira de ganhar destaque entre os concorrentes e aproveitar o estímulo do consumo para aumentar a sua carteira de clientes.

 

Vendedora de loja de roupas mostrando duas peças para cliente

 

Ofereça brindes para quem entrar na sua loja, faça sorteios de prêmios entre os clientes que comprarem no período de promoção e preze por um atendimento de qualidade.

Além disso, esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e atender os seus clientes da melhor maneira possível, seja presencialmente ou pelos seus canais de comunicação.

Para finalizar, manifeste sua gratidão pela preferência dos seus clientes e mantenha um trabalho de pós-vendas efetivo para garantir a satisfação e aumentar as chances de fidelização.

O que é e quando acontece a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil é uma iniciativa que surgiu em 2019, a partir de uma parceria entre o Governo Federal e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). O objetivo principal da campanha é incentivar o consumo e o crescimento dos negócios de varejo pelo país todo através das promoções de vendas.

 

Mulher olhando blusas em loja de roupas

 

Para 2023 a data ainda não foi definida, mas é certo que acontecerá na primeira quinzena do mês de setembro, como foi nos anos anteriores. Isso pensado para aproveitar a proximidade do feriado de 7 de setembro, dia da proclamação da independência do Brasil.

Qualquer empresa varejista pode participar, independentemente do setor de atuação. Não é necessária nenhuma ação específica para participar, basta estar engajado e antenado nas tendências sobre a Semana do Brasil.


Agora você já pode se preparar com mais segurança para mais esta data promocional. Aproveite as dicas para aplicar também em outras ocasiões, fazendo as adaptações necessárias. O segundo semestre do ano está repleto de oportunidades para aumentar os lucros e fazer o seu negócio crescer!

Continue acompanhando o blog e confira mais conteúdos relevantes para te ajudar na sua jornada empreendedora!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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