O que é centro de distribuição, como funciona e vantagens!

Ter espaços adequados para a organização de mercadorias e processos logísticos é fundamental para otimizar os custos operacionais da sua empresa. Além disso, com o armazenamento adequado, os processos de entrega e recebimento de mercadorias serão muito mais ágeis.

Tais espaços são chamados de centros de distribuição. No post de hoje, vamos esclarecer como eles funcionam, quais as suas funções e vantagens de ter um. Além disso, falaremos da importância de fazer boas escolhas para que as estratégias de logística ocorram de maneira ágil e otimizada.

Acompanhe nosso conteúdo e se prepare para melhorar os processos do seu negócio e obter vantagem competitiva sobre os seus concorrentes!

O que é centro de distribuição?

Basicamente, podemos conceituar centro de distribuição como um local para armazenamento de mercadorias e produtos que funcione como base de apoio para as estratégias de logística (recebimento, entrega e distribuição) do seu negócio.

O principal objetivo de um centro de distribuição é garantir uma vantagem competitiva para o seu e-commerce na hora de entregar suas mercadorias aos seus clientes de maneira otimizada e íntegra.

mulher andando rápido cuidando da logístico do armazém

Como funciona um centro de distribuição?

Um centro de distribuição funciona recebendo, armazenando, organizando, movimentando, separando e expedindo mercadorias da maneira mais otimizada possível.

O bom funcionamento do centro de distribuição tem relação direta com a experiência do cliente. Ou seja, se ele for bem organizado, o cliente receberá o seu produto sem atrasos. O que será uma experiência positiva, aumentando as chances de fidelização e recompra.

Quais as funções do centro de distribuição?

As funções de um centro de distribuições parecem relativamente simples, mas demandam muita organização e regularidade com os processos para que todas as etapas sejam cumpridas de maneira otimizada e sem atrasos. Vamos entender, agora, quais são as etapas pelas quais um produto passa antes de ser enviado.

monitores verificando mercadoria no centro de distribuição

Recebimento

É a primeira etapa do processo de logística. Geralmente os produtos chegam até o centro de distribuição em abundância, por isso, a equipe de recebimento precisa adotar algumas posturas e atitudes adequadas a esta parte do processo: agilidade no recebimento e catalogação de cargas.

Ah, e acredite: em todos os tópicos que falamos até agora, um bom sistema para loja de roupas será essencial para te ajudar e manter tudo bem organizado. 😉

Movimentação

A movimentação das mercadorias dentro do centro de distribuição vai acontecer conforme as demandas. Ela pode acontecer:

  • Durante o processo de armazenamento;
  • Conforme a demanda de pedidos para um cliente; ou ainda,
  • Despacho para uma nova etapa de transporte a um lojista ou outro centro de distribuição.

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Armazenamento

O armazenamento funciona muitas vezes apenas como um registro de entrada e saída das mercadorias. Conforme a demanda, pode acontecer de um produto chegar e logo ser destinado para a entrega ao cliente.

Quanto menos tempo as mercadorias ficam no centro de distribuição, melhor para a empresa. Isso é uma evidência de que há mais saídas e maior giro de estoque, evitando a desvalorização e perdas de mercadorias.

Nessa etapa, é importante que a equipe sempre esteja atenta para produtos que ficam parados por muito tempo. A partir daí é possível pensar em uma estratégia com o intuito de promover a saída destes produtos. Como uma queima de estoque.

Separação

O processo de separação tem como principal objetivo setorizar os produtos para otimizar o processo de expedição, que é a próxima etapa da logística. Nessa parte, é preciso que a equipe seja muito organizada e precisa na conferência dos produtos e documentação referente a eles.

Se tudo corre bem no processo de separação dos produtos, a etapa de expedição acontece de uma maneira quase natural, sem demandar muitos esforços da equipe, evitando atrasos ou problemas com a entrega das mercadorias ao cliente final.

Expedição

Essa é a última etapa do processo de logística dentro do centro de distribuição. A expedição, é quando os produtos e mercadorias são carregados em caminhões da própria empresa, ou de terceiros (transportadoras) para envio aos clientes.

Durante a expedição também são anexados ao produto etiquetas da empresa, embalagens específicas e as notas fiscais referentes ao produto comprado pelo cliente.

Vantagens do centro de distribuição

Um centro de distribuição pode otimizar muito os processos de logística de uma empresa. Principalmente por ser uma ferramenta estratégica que se bem aplicada melhora a relação da organização com fornecedores e clientes. Entre outras vantagens de um centro de distribuição estão a economia de custos, a otimização do tempo e a centralização dos processos.

caminhões no centro de distribuição

Economia de custos

Um centro de distribuição bem organizado vai ajudar a prevenir perdas e desperdícios de produtos, reduzindo os custos de todo o processo que envolve a distribuição das mercadorias, além de otimizar o tempo de entrega.

Ele pode, inclusive, ser uma ótima opção para empreendedores que querem comprar roupa para revender.

Otimização do tempo

Como mencionamos anteriormente, um dos principais pontos de um centro de distribuição bem estruturado é a otimização do tempo entre o recebimento da encomenda e o despacho das mercadorias.

Centralização de processos

Com um centro de distribuição, fica muito mais fácil para a empresa executar todas as etapas do processo de logística de maneira simultânea, organizada e muito ágil. Afinal, a perda de tempo entre uma etapa e outra acaba sendo mínima, por vezes, inexistente. O que proporciona menos estresse aos trabalhadores, mais agilidade na entrega e, consequentemente, muito mais satisfação ao cliente.

Quais são os tipos de centros de distribuição que existem?

Podemos dividir os centros de distribuição em três diferentes canais: canal de distribuição direta, canal de distribuição indireta e canal de distribuição múltiplo ou híbrido. Veja mais sobre cada um deles:

homem colocando mercadoria na prateleira do armazém

Canal de distribuição direta

Neste caso, a empresa que fabrica os produtos também é responsável pela gestão de vendas e sua entrega ao cliente final. Sem a presença de intermediários no processo.

Toda a comunicação e responsabilidade, desde o pedido até a entrega do produto, ficam por conta da empresa.

Canal de distribuição indireta

Este tipo de canal é quando a sua empresa não é responsável pela entrega dos seus produtos. Nesse caso, ela é terceirizada. Ou seja, feita por uma equipe que não possui vínculos com o negócio.

É o caso de transportadoras ou de empresas que usam os serviços dos correios, por exemplo. Depois da expedição, se o cliente tiver algum problema, com a entrega ou rastreio, a responsabilidade passa a ser da empresa contratada para a execução do serviço.

Muitas vezes, os serviços contratados pela sua empresa podem cobrar algum tipo de comissão, reduzindo a sua margem de lucro ou aumentar o valor final do produto. Esse é um fator muito importante a ser considerado na escolha por esse modelo de distribuição.

Centro de distribuição múltiplo ou híbrido

Nesse tipo de canal de distribuição, a entrega dos produtos é feita de maneira direta e indireta. O processo envolve manter a responsabilidade sobre os serviços de logística e entrega na empresa, cabendo aos terceiros apenas disponibilizar os produtos para os clientes finais.

O contato do cliente sempre vai ser direcionado para a empresa fabricante do produto. Não para a empresa responsável apenas pela entrega.

A importância de fazer boas escolhas para o centro de distribuição

A escolha certa de um tipo de centro de distribuição pode impactar diretamente a cadeia de suprimentos da empresa. Ela pode afetar todos os setores da organização como vendas, marketing, pós-vendas e outros.

Uma boa escolha trará melhores resultados sem afetar toda a cadeia de produção e logística da empresa. Analise o custo-benefício de cada tipo de centro de distribuição e faça a melhor escolha.

Além de ter um decidir sobre o centro de distribuição, é fundamental que você saiba como melhorar os seus rendimentos. Por isso, veja nossas dicas de como melhorar as vendas!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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