O estoque parado é um dos maiores pesadelos dos empreendedores e, neste artigo, te ajudaremos a lidar com esse problema.
Há estratégias de renegociação com fornecedores, venda de kits de presentes, oferta aos clientes fiéis, divulgação nas redes sociais e cupons de descontos que ajudam a evitar esse problema.
Veja como aplicar as 4 estratégias para liquidar estoque parado:
1. Venda kits de presentes
É fato que o giro de estoque é fundamental para manter o fluxo de caixa saudável. Com ele, é possível analisar quais produtos foram mais vendidos e repostos na sua loja durante o ano e decidir quais as melhores apostas para encomendar novamente.
Graças a essa rotatividade assertiva das mercadorias, você terá menos produtos parados no estoque e investirá em compras que – comprovadamente – interessam os seus clientes.
Quer saber onde os kits de presentes entram nessa lógica? Bom, ao analisar o giro de estoque, você encontrará as mercadorias que venderam pouco e que, se não forem reinventadas, provavelmente vão ficar paradas na loja.
Com os kits de presente, você pode unir duas ou três peças que harmonizam entre si e oferecê-las por um preço especial.
No caso de lojas infantis de varejo, sugerimos vender blusas com shorts, uniformes de super-heróis com calçados ou conjuntos de roupas básicas como camisetas, leggings e shorts para o dia a dia.
Os consumidores tendem a comprar o que é vantajoso aos seus olhos. Vender duas peças individuais que já não fazem muito sucesso na loja por R$30 cada uma vai ser difícil, mas oferecê-las em um kit por R$50 será bem mais fácil.
Para otimizar o controle do seu estoque e identificar as peças que precisam sair para liberar espaço, entenda o que é o método DFC e como aplicar.
2. Faça acordos ou negociações com os fornecedores
Poder contar com bons fornecedores é determinante para este momento. Afinal, empresas inflexíveis prejudicam o andamento e a recuperação em tempos de crise.
Caso tenha parcelado, considere entrar em contato para negociar prazos estendidos para os boletos, novas condições de pagamentos (cartão de crédito ou novo parcelamento) ou um método alternativo de compras (condicional, por exemplo).
A estratégia de vender roupas condicionalmente consiste em pegar um montante de peças que fazem sentido com o público, oferecê-las aos consumidores e pagar pelas peças que vendeu.
Essas táticas permitirão que você reduza o custo fixo mensal com a mercadoria e tenha mais estabilidade e liberdade para lidar com o estoque parado. Poderá investir em campanhas ou reduzir os preços sem grandes sufocos.
3. Divulgar as peças nas redes sociais
As redes sociais podem agir como meios de comunicação para vendas. O Instagram e Facebook são mídias excelentes para divulgar inspirações de looks para tornar a marca conhecida e ainda captar clientes em potencial.
O truque para usá-las para vender o estoque parado é trabalhar para fazer o produto parecer o mais incrível possível. Dá para reinventá-lo, trocar seu nome, indicar possibilidades de uso, etc. Sugestões de como produzir boas fotos dos produtos para as redes sociais:
- Coloque as peças sobre um tapete branco de pelos altos;
- Pendure o look em um cabide enfeitado;
- Mostre a roupa vestida e acessorizada em um(a) modelo.
As fotos com fundo de pelos altos são elegantes e transmitem a sensação de refinamento. Para isso, utilize tapetes, cobertores ou forros de blazer de inverno (quando as peças são pequenas!).
Já para o look pendurado, pegue um cabide bem bonito e monte o visual completo, depois pendure em um local com fundo claro que valorize a decoração da loja infantil pequena e simples.
Quanto à estratégia de vestir um(a) modelo, capriche nos acessórios e na finalização da roupa (garantir que não está amarrotada, sem poeira, etc.). Isso é ótimo para mostrar como a peça fica no corpo e será uma boa tática para vender.
Dica: evite colocar as frases “preço inbox”, “preço no direct” ou “preço no whats”. Os consumidores não querem obstáculos para comprar e isso vai incentivar o seu desinteresse na loja. Exponha os valores e facilite a comunicação!
Veja também: 6 dicas de enquetes para loja infantil
4. Cupons de descontos
A estratégia dos cupons de descontos é para ser usada em último caso. Afinal de contas, quando você diminui o preço de venda, automaticamente está reduzindo a margem de lucro.
Por isso, calcule os valores dos cupons de descontos com antecedência baseando-se no markup de cada um.
Atente-se aos seguintes detalhes:
- Qual o impacto de não receber o valor do desconto?
- Qual o limite de descontos que posso oferecer?
- Quais produtos podem ser vendidos mais baratos?
- Por quanto tempo posso deixar em promoção?
- Quanto preciso vender para pagar o estoque parado?
Dica: faça descontos graduais e não cumulativos. Por exemplo, comece os cupons com valores baixos (5%) e aumente gradualmente (10%, 15% e 30%).
Como evitar o estoque parado?
O controle de vendas é um pilar para evitar estoque parado. Faça o acompanhamento das vendas de forma holística periodicamente! Ou seja, observe as quantidades vendidas diariamente e mensalmente.
Dessa forma, você prevê a oscilação dos negócios e antecipa estratégias de divulgação de produtos e abordagem de potenciais clientes. Veja as boas práticas que acompanham essa tática:
- Compre sob demanda, sempre com custos calculados e pouca margem de risco;
- Atente-se à sazonalidade dos produtos: invista com cautela em itens de vendas temporárias;
- Tenha um cadastro de cliente detalhado: anote as preferências das clientes e antecipe o desejo de compra;
- Considere mudar o formato de estocar: é possível guardar os produtos em estoque compartilhado (diversas lojas usam o mesmo espaço e vendem os mesmo produtos) ou terceirizado (o fornecedor estoca e entrega).
Combine essas quatro práticas para evitar o desperdício de matéria-prima, gastos desnecessários com certos tipos de produtos e estresses no balanço ao final do mês.
A gestão de estoque é um dos pilares para o sucesso da empresa. Portanto, atente-se as entradas e saídas de produto e nunca pare de conquistar novos clientes.
Já sabe o que fazer com o estoque parado? Esperamos que essas dicas tenham esclarecido e facilitado a tomada de decisão. Aplique o método UEPS de controle de estoque e tenha tudo planejado.
Aproveite para se informar ainda mais, leia:
– O que é promoção de vendas, como executar e exemplos
– Curva ABC: como implica no estoque?