Procurando oportunidades para vender mais no segundo semestre? O Dia do Cliente é uma grande chance de trabalhar a sazonalidade e aquecer as vendas.
Com planejamento e boas estratégias, você pode aumentar a lucratividade e conquistar novos clientes para a sua loja. Nesse momento, é hora de valorizar quem compra e confia nos seus produtos, além de garantir uma experiência que faça as pessoas voltarem a comprar com você.
Pensando nisso, montei este conteúdo com dicas e ideias para colocar em prática nesta data. Vamos juntos encantar os seus clientes e fortalecer a sua presença de marca no mercado.
O que é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é uma data comemorativa criada em 2003, para aquecer a economia no mês de setembro. Ele é celebrado no dia 15/09 e é o momento perfeito para você mostrar o quanto se importa com os seus clientes, bem como prepará-los para as compras de Dia das Crianças, da Black Friday e de Natal.
É preciso enxergar essa oportunidade como um investimento de retorno a médio prazo. Se você conseguir fidelizar clientes agora, poderá garantir mais vendas no período de final de ano.
O principal objetivo da data é agradar os clientes. Então, empenhe esforços para promover uma experiência memorável aos seus consumidores. Capriche na decoração da loja, nas promoções de vendas, nos mimos e na divulgação da campanha.
Como preparar a sua loja para o Dia do Cliente?
Como o título da data sugere, o principal foco das suas estratégias de venda para esta data deve ser a experiência dos seus clientes. Vou explicar um pouco mais sobre como tocar o coração das pessoas com seus produtos mais adiante.
Aqui, eu quero enaltecer a importância de causar um impacto visual de “cair o queixo” em quem tiver contato com o seu negócio.
Seja um ambiente físico ou virtual, planeje um investimento para que, no momento em que o cliente entrar na loja, ele sinta que aquilo foi destinado especialmente para ele.
Se você conseguir ganhar a atenção das pessoas nesse primeiro momento, boa parte do processo já deve estar encaminhado. Então, é hora de partir para a ação e colocar em prática estratégias para criar vantagens competitivas e lucrar muito no Dia do Cliente.
Antes de tudo, a minha primeira dica é: aproveite essa data para aumentar a sua carteira e tente fazer o máximo de cadastro de clientes que conseguir. As próximas datas comemorativas do ano são muito aquecidas, principalmente em nichos que trabalham com produtos infantis.
Agora, vamos à uma lista mais detalhada com outras ideias para você colocar a sua loja na lista das preferidas dos seus clientes.
1. Crie promoções exclusivas para os seus clientes
Qualquer data comemorativa precisa de promoções. Como neste caso o motivo da comemoração são os clientes, você precisa personalizar ao máximo a experiência deles, para que se sintam únicos e especiais.
As ofertas personalizadas são uma ótima maneira de queimar o estoque, já que é uma época de mudança de estação. Por esse motivo, volto a ressaltar: analise a sua carteira de clientes e veja o histórico de compras do seu público-alvo.
Você pode oferecer alguns produtos e peças de outono/inverno com condições especiais para clientes que já compraram antes, criando uma oportunidade para que eles aproveitem e levem outras peças de lançamento das coleções primavera/verão.
2. Dê vantagens para clientes recorrentes
Continue valorizando seus clientes e, quanto mais antigos eles forem, ofereça mais vantagens. É claro que você deve fazer uma boa gestão de vendas e calcular até onde pode oferecer descontos.
O importante é fazer o cliente se sentir especial, sabendo que você pensou especificamente nele para fazer aquela oferta. Esse tipo de consideração é muito valorizada pelos consumidores, que vão enxergar no seu negócio não apenas um ambiente de compras, mas uma parceria sincera e de confiança.
3. Presenteie seus clientes com brindes
O Dia do Cliente também é uma data excelente para encontrar novos clientes em potencial. Para ter uma boa taxa de conversão e conseguir captar novos clientes para o seu negócio, os brindes são uma boa estratégia.
Além de agradar pessoas que muitas vezes nem estavam pensando em comprar, você pode criar brindes personalizados com a logo da loja, para fazer a sua marca chegar ainda mais longe.
4. Promova a sua loja nas redes sociais
As redes sociais são uma ferramenta necessária para qualquer negócio. E acredite: as suas estratégias de social commerce podem fazer a diferença em datas como o Dia do Cliente.
Antecipe suas promoções por meio de postagens ou transmissões ao vivo. Você também pode transformar rede como o Instagram, o Facebook e o WhatsApp, em grandes canais de vendas.
Promoções exclusivas para quem participa de grupos fechados, ofertas relâmpago para quem tem notificações ativadas e sorteios para seguidores são algumas ações estratégicas que podem trazer bons resultados.
5. Recompense os consumidores que comprarem no Dia do Cliente
Durante toda a Semana do Cliente, você deve promover ações que enalteçam a importância das pessoas para o seu negócio, mostrando a visão que a sua empresa tem sobre quem compra nela.
Encantar os clientes faz parte do processo de fidelização, uma estratégia que deve ser adotada como uma prática constante no seu negócio. A recompensa por comprar na sua loja funciona como motivação para novas visitas.
A recompensa não precisa ser imediata. Você pode criar um cronograma para entrar em contato com os clientes em dias ou semanas após as compras, para saber como foi a experiência dele.
Sentir-se lembrado já é bastante recompensador. Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para ofertar novos produtos, bem como convidá-lo para uma nova visita à loja.
6. Faça sorteios para homenagear seus clientes
Como já comentei brevemente, os sorteios são uma boa estratégia para captar novos clientes e aumentar as suas vendas. Eles também podem ser um gesto simbólico de consideração com quem confia nos seus produtos.
Faça sorteios entre os clientes cadastrados com descontos acima da sua tabela normal de promoção, demonstrando que você retribui o valor que os clientes dão para o seu negócio. Por esse motivo, é preciso que você deixe isso claro na sua mensagem.
Essa é uma ótima estratégia de fortalecer o vínculo entre o cliente e a sua marca.
7. Proporcione uma experiência diferenciada para o seu cliente
Todas as dicas e ideias que sugeri neste conteúdo são baseadas na experiência do cliente.
Quanto mais você fizer ele se sentir lembrado e especial, maior será a identificação dele com a sua marca e, consequentemente, a frequência de visitas e compras que ele fará.
Aproveite o Dia do Cliente para colocar essas estratégias em prática e fazer disso um hábito no seu negócio. Manter uma boa relação com os seus clientes pode ser o diferencial entre a estagnação e a prosperidade da empresa.
Ainda temos outras datas quentes para o comércio esse ano. Continue acompanhando o blog para mais conteúdos que podem ajudar suas campanhas de vendas sazonais. Aproveite o embalo do mês de setembro e confira como montar uma campanha para a Semana do Brasil!
Te espero por lá!