Quais os erros mais comuns na hora de precificar um produto?
A precificação de roupas é o cálculo envolvendo custos fixos e variáveis, demanda e concorrência. O resultado da conta é o melhor preço possível que o lojista pode inserir no produto.
É imprescindível saber como fazer esse processo, pois a precificação é uma base para manter a estrutura da loja, garantir investimento e obter lucro.
Veja, neste post, os principais erros que lojistas cometem nessa ação e o passo a passo de como precificar corretamente.
Os erros fazem parte da jornada empreendedora, mas, o que pudermos evitar, evitaremos! O maior exemplo de cálculo mal feito é: vender inúmeras peças e, ainda assim, não ter lucro ou fluxo de caixa saudável.
Vamos entender o que leva a esses empecilhos:
1. Colocar o mesmo preço em diferentes peças
Colocar o mesmo preço em diferentes peças é cômodo. Não é necessário realizar cálculos antes, o produto chega ao estoque e rapidamente vai à vitrine. Nesse caso, podem haver produtos cujo preço não cobre o próprio custo.
Aqui, é interessante separar por peças com o mesmo modelo ou com o mesmo tecido de roupa.
2. Basear-se apenas na concorrência
A estratégia de precificar com base na concorrência é insegura. A loja de roupas concorrente tem os próprios custos de manutenção, dedica-se ao investimento e tem margem de lucro própria. O cenário é diferente!
Considere o preço da concorrência para entender quanto os clientes em potencial estão dispostos a pagar, mas nunca deixe de olhar para seu próprio empreendimento.
3. Não considerar os custos e despesas variáveis
Os custos fixos ninguém esquece, mas os variáveis consomem boa parte do lucro sem você perceber. Estes custos não são controláveis pelo empreendedor, afinal, o boleto chega apenas com o valor para pagar.
Por exemplo, comissão de venda, horas extras, energia elétrica e água (caso a produção dependa disso).
4. Esquecer de atualizar os preços
É comum que o lojista deixe o mesmo preço por meses, até anos. A desculpa que todos dão é: “se subir, não vende”. Essa atitude mostra que os clientes não entenderam o valor da peça e coloca em risco o fluxo de caixa da empresa.
É importantíssimo entender a sazonalidade da empresa e e inflação do mercado. Portanto, adeque-se às duas situações.
Como calcular o valor de uma roupa para vender?
A precificação de roupas utiliza o markup, a estratégia preferida de especialistas financeiros e economistas. O índice é seguro e de fácil aplicação.
1 ° passo: calcule o markup
O markup é um número multiplicador que você aplica sobre o custo unitário do produto. O resultado é o preço de venda de cada peça. Já ensinamos como calcular o markup em outro post, leia para mais detalhes. Resumindo em uma fórmula:
Preço de venda un. = markup x custo unitário
Dentro do markup, estão inclusos os custos e despesas (fixas e variáveis) da empresa. Entra aluguel do prédio, impostos, água, luz, comissão, insumos, lucro, reserva de emergência, entre outras contas.
Por isso, o índice é confiável. Lembre-se, recalcule o markup a cada reajuste de preços. Essa atualização é fundamental para trabalhar com fluxo de caixa saudável.
2° passo: identifique o custo unitário
O custo unitário considera o valor total pago pelas peças e a quantidade de produtos. A fórmula básica é:
Custo unitário = valor total ÷ quantidade de peças
Nunca pegue o valor do boleto e divida pela quantidade de itens. Dessa forma, você não está considerando o preço pago por cada peça, ou seja, uma meia teria o mesmo custo unitário que um vestido. Na prática, não funciona assim.
Olhe a nota fiscal dos produtos, ela tem todas as informações cruciais do produto (impostos, logística, custo). Calcule individualmente cada custo unitário e anote em uma planilha.
3° passo: aplique o markup em cada custo
A planilha que mencionamos anteriormente é simples. Construa da seguinte maneira:
Descrição | Custos totais (R$) | Quantidade de peças | Custo unitário (R$) | Markup | Preço de venda (R$) |
Vestido | 240 | 12 | 20 | 4 | 80 |
Esta planilha é visual e prática. Você pode criar no Excel (pacote Microsoft Office do computador) ou Sheets (planilhas online do Google).
Após escolher a melhor forma, crie uma aba para cada tipo de produto (vestidos/camisetas/calças femininas/calças masculinas).
Passo a passo para identificar as abas da planilha:
- Encontre uma barra escrito “página 1”, “página 2”, “página 3” e assim por diante na parte inferior da tela;
- Clique com o botão direito sobre a “página 1”, abrirá uma caixa de seleção;
- Encontre a palavra “renomear” e clique com o botão esquerdo;
- Agora, escreva o tipo de produto. Por exemplo, vestidos;
- Clique em um lugar vazio da tela com o botão esquerdo. Pronto!
Crie as planilhas individualmente e atualize as informações sempre. Nunca deixe de anotar uma variação. Inclusive, se o preço de venda for muito diferente da concorrência, repense nos custos.
Pode ser que o preço do fornecedor esteja alto, o aluguel está pesando, os insumos aumentaram demais as despesas. Enfim, investigue.
Aprendeu como fazer a precificação de roupas? Continue acompanhando o blog para receber mais instruções de gestão financeira e negócios.
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